Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Nistatina e Óxido de Zinco

Nistatina e Óxido de Zinco - Bula do remédio

Nistatina e Óxido de Zinco com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de Nistatina e Óxido de Zinco têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com Nistatina e Óxido de Zinco devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.

Aviso importante

Todas as bulas constantes em nosso portal são meramente informativas. Em caso de dúvidas quanto ao conteúdo de algum medicamento, procure orientação de seu médico ou farmacêutico.

Obs.: A MedicinaNET não vende nenhum tipo de medicamento.

Laboratório

Ems

Apresentação de Nistatina e Óxido de Zinco

Pomada dermatológica.
Uso Tópico.
Embalagem contendo 1 bisnaga de 60 g
USO ADULTO E PEDIÁTRICO

Nistatina e Óxido de Zinco - Indicações

Nistatina + óxido de zinco tem como indicação principal proteção e tratamentos das assaduras infantis (dermatite amoniacal “dermatite das fraldas”). Outras indicações, são os intertrigos (mamário, perianal, interdigital, axilar), as paroníqueas por Monília.

Contra-indicações de Nistatina e Óxido de Zinco

O produto está contra-indicado em casos de sensibilidade a qualquer um de seus componentes.

Interações medicamentosas de Nistatina e Óxido de Zinco

Não são conhecidas interações de nistatina + óxido de zinco com outros medicamentos ou alimentos.

Reações adversas / Efeitos colaterais de Nistatina e Óxido de Zinco

Raros pacientes poderão apresentar algum grau de irritação cutânea.

Nistatina e Óxido de Zinco - Posologia

Nistatina + óxido de zinco deve ser aplicado duas ou mais vezes ao dia nas áreas afetadas. Durante a fase aguda da assadura perineal, recomendamos que os resíduos orgânicos sejam eliminados pela higiene local, secando-se adequadamente e aplicando- se o medicamento sobre a área afetada. Para prevenção e tratamento das assaduras das crianças leia as Instruções de uso.

Superdosagem

Não são conhecidos casos de superdosagem com o produto.

Características farmacológicas

A nistatina é um antibiótico do grupo poliênico, com características fungistática e fungicida in vitro, obtido a partir do Streptomyces noursei, utilizado universalmente no tratamento de infecções da pele e mucosas, causadas pela Monília. O mecanismo de ação provável da nistatina é de contato direto com os microorganismos, através da ligação com o ergosterol existente na membrana desse fungo, resultando em alterações da permeabilidade da membrana e conseqüente extravazamento de componentes intracelulares. O óxido de zinco é um adstrigente e antisséptico que exerce ação suavizante cicatrizante e protetora da pele nas afecções que apresentam erupções superficiais.

Modo de usar

A pele das crianças é mais fina e sensível que a dos adultos. Ao aplicar nistatina + óxido de zinco na pele das crianças, a preocupação mais importante que temos é protegê-la ao mesmo tempo que eliminamos os fungos contaminantes. Siga portanto as instruções: 1. Limpar a pele com água e sabão neutro. 2. Secar bem. 3. Aplicar nistatina + óxido de zinco nos locais afetados de forma que fique uma camada sobre a pele. A importância dessa camada é justamente proteger a pele contra a urina e fezes. Durante a fase aguda da assadura, aplicar todas as vezes que a criança for trocada. Depois de curada, como proteção, aplicar após limpeza de material fecal aderido à pele. Evite esfregar a própria fralda suja e molhada nas assaduras de sua criança. Sempre que possível, limpe a criança com água morna antes de aplicar o medicamento.

Uso em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Não há recomendações especiais para pacientes idosos.

Armazenagem

Conservar em temperatura ambiente (entre 15ºC e 30ºC) e proteger da luz e umidade.

Dizeres legais

Farm. Resp.: Dra. Ana Paula C. Neumann
CRF-SP n° 33512
Mepha Inv., Desenv. e Fab. Farm. Ltda.
Av. Ceci, 820 - Tamboré - Barueri - SP
CNPJ nº 72.593.791/0001-11
Indústria Brasileira
Subsidiária de Mepha Ltd, Basiléia, Suíça.
ratiopharm é marca registrada de ratiopharm
GmbH, Ulm, Alemanha.
Fabricado por: EMS S/A.
Rod. SP 101 km 08 - Hortolândia - SP
Indústria Brasileira

Nistatina e Óxido de Zinco - Bula para o Paciente

Ação do medicamento:
Nistatina + óxido de zinco pomada dermatológica apresenta ação protetora no tratamento de assaduras. Combina a ação antibiótica da nistatina, com a ação cicatrizante e protetora do óxido de zinco. Geralmente as assaduras das crianças regridem num prazo de 24 a 48 horas de tratamento. Mantenha o tratamento até o total desaparecimento dos sintomas.
Indicações:
A indicação principal da nistatina + óxido de zinco, é para assadura das crianças. Além dessa indicação, o produto é usado no tratamento de irritação que ocorrem na região perianal, entre os dedos, axilas e sob os seios. Diversos trabalhos mostram que em assaduras de crianças geralmente crescem fungos conhecidos como Monília (é o mesmo fungo que aparece na boca das crianças com o nome de "sapinho" e em inúmeros corrimentos vulvovaginais). O medicamento tem na sua fórmula dois produtos que agem, um deles eliminando esse fungo e o outro higienizando, cicatrizando e protegendo a pele.
Riscos do medicamento:
O produto está contra-indicado em casos de sensibilidade a qualquer um de seus componentes. Não há contra-indicações relativas a faixas etárias. Informe ao médico ou cirurgião-dentista o aparecimento de reações indesejáveis. Pode ocorrer formação de eritema, edema, prurido, urticária, e irritações da pele.
Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.
Modo de uso:
Pomada homogênea, de cor amarela, isenta de grumos e impurezas. Nistatina + óxido de zinco deve ser aplicado duas ou mais vezes ao dia nas áreas afetadas. Durante a fase aguda da assadura perineal, recomendamos que os resíduos orgânicos sejam eliminados pela higiene local, secando-se adequadamente e aplicando- se o medicamento sobre a área afetada. Para prevenção e tratamento das assaduras das crianças leia as Instruções de uso.
Instruções de uso
A pele das crianças é mais fina e sensível que a dos adultos. Ao aplicar nistatina + óxido de zinco na pele das crianças, a preocupação mais importante que temos é protegê-la ao mesmo tempo que eliminamos os fungos contaminantes. Siga portanto as instruções:
1. Limpar a pele com água e sabão neutro.
2. Secar bem.
3. Aplicar nistatina + óxido de zinco nos locais afetados de forma que fique uma camada sobre a pele. A importância dessa camada é justamente proteger a pele contra a urina e fezes. Durante a fase aguda da assadura, aplicar todas as vezes que a criança for trocada.
Depois de curada, como proteção, aplicar após limpeza de material fecal aderido à pele. Evite esfregar a própria fralda suja e molhada nas assaduras de sua criança. Sempre que possível, limpe a criança com água morna antes de aplicar o medicamento.
Siga corretamente o modo de usar. Não desaparecendo os sintomas, procure orientação médica ou do seu cirurgião-dentista. Não use o medicamento com o prazo de validade vencido. Antes de usar observe o aspecto do medicamento.
Reações adversas: Raros pacientes poderão apresentar algum grau de irritação cutânea. Conduta em caso de Superdosagem: Não são conhecidos casos de superdose com o produto. Cuidados de conservação: Conservar em temperatura ambiente (entre 15ºC e 30ºC) e proteger da luz e umidade. O número do lote e as datas de fabricação e validade deste medicamento estão carimbados na embalagem do produto. Seu prazo de validade é de 24 meses. Este produto não deve ser utilizado vencido, pois o efeito esperado poderá não ocorrer.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

Data da bula

28/10/2011

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A
Av. Jerônimo de Ornelas, 670, Sala 501
Porto Alegre, RS 90.040-340
Cnpj: 11.012.848/0001-57
(51) 3093-3131
info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal