Feed

Já é assinante?

Entrar

Geriaton

Geriaton - Bula do remédio

Geriaton com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de Geriaton têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com Geriaton devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.

Aviso importante

Todas as bulas constantes em nosso portal são meramente informativas. Em caso de dúvidas quanto ao conteúdo de algum medicamento, procure orientação de seu médico ou farmacêutico.

Obs.: A MedicinaNET não vende nenhum tipo de medicamento.

Laboratório

Aché

Apresentação de Geriaton

Comprimidos em blíster de 30

Geriaton - Indicações

Geriaton é indicado para: • manifestações de caráter involutivo, tais como: diminuição do rendimento físico e mental, estados de fadiga e esgotamento, distúrbios da memória, diminuição da capacidade de concentração, envelhecimento precoce; • estados de carência ou deficiência de vitaminas; • convalescenças; • situações de estresse; • como tratamento coadjuvante nas hiperlipidemias e arteriosclerose; • nos estados de desnutrição; • no climatério feminino ou masculino.

Contra-indicações de Geriaton

Geriaton é contra-indicado em pacientes que apresentem hipersensibilidade a quaisquer dos componentes de sua fórmula. Geriaton é contra-indicado durante a gravidez e a lactação, e em casos de hipertensão aguda.

Advertências

O ginseng pode diminuir os níveis de glicose sérica, interferindo assim na manutenção de níveis estáveis de glicemia. O ginseng pode causar também leve aumento na pressão arterial, interferindo no controle pressórico do paciente hipertenso. Geriaton deve ser usado com cautela em pacientes hiperativos, e que estejam usando estimulantes como a cafeína. O ácido ascórbico pode proporcionar um aumento da formação de cristais urinários. Portanto, os pacientes com deficiência de filtragem renal deverão evitar uma possível nefrolitíase. O ácido ascórbico foi associado à hemólise em pessoas com deficiência de glicose-6-fosfato desidrogenase. Pode ocorrer aumento dos níveis glicêmicos em tratamentos prolongados e em altas doses. A deficiência de cianocobalamina poderá mascarar a deficiência de ácido fólico e vice-versa. Quando as concentrações da cianocobalamina são inadequadas, ocorre uma alteração no metiltetraidrofolato, causando deficiência funcional do ácido fólico intracelular, determinando a deficiência da cianocobalamina. USO EM IDOSOS, CRIANÇAS E OUTROS GRUPOS DE RISCO: As mesmas orientações dadas aos adultos devem ser seguidas para os pacientes idosos e outros grupos de risco, observando-se as recomendações específicas para grupos de pacientes descritos no itens Contra-indicações e Advertências. Geriaton é contra-indicado para o tratamento pediátrico.

Uso na gravidez de Geriaton

Não deve ser utilizado durante a gravidez e a amamentação, exceto sob orientação médica.

Interações medicamentosas de Geriaton

Os efeitos psicoativos causados pelo ginseng podem ser potencializados quando Geriaton for administrado concomitantemente com inibidores da monoaminoxidase (exemplo: fenelzina). O uso concomitante de Geriaton com cafeína pode causar hiperexcitabilidade. Geriaton pode reduzir a eficácia da varfarina devido à presença do ginseng quando forem administrados concomitantemente. A ingestão concomitante de ácido ascórbico com antiácidos contendo alumínio, pode proporcionar uma maior absorção deste componente do antiácido, determinando aumento dos níveis sanguíneos do mesmo. A administração concomitante com ácido acetilsalicílico resulta em uma redução da absorção do ácido ascórbico em cerca de um terço. A absorção da cianocobalamina é diminuída quando a mesma é administrada concomitantemente com cimetidina e outros inibidores de H2 por similaridade. A nicotinamida eleva os níveis da carbamazepina, causando moderados efeitos neurológicos, tais como: ataxia, nistagmo e diplopia. A administração concomitante de nicotinamida e carbamazepina pode ocasionar vômitos também. A nicotinamida associada ao ácido acetilsalicílico pode desencadear rash cutâneo e eritema facial. O fumarato ferroso quando administrado concomitantemente com tetraciclina, diminui a ação deste antibiótico. A administração concomitante com antiácidos pode causar diminuição da absorção do ferro.

Reações adversas / Efeitos colaterais de Geriaton

Nas pessoas hipersensíveis, as saponinas do ginseng podem agir como hiperestimulantes, provocando insônia. Neste caso, tomar o medicamento logo ao levantar. Além disso, pode causar hipertensão ou hipotensão. A apresentação em comprimidos revestidos elimina o sabor desagradável, característico do ginseng que, entretanto, pode assim mesmo ser percebido por pessoas mais sensíveis. Nesse caso, tomar a medicação juntamente com uma refeição para mascarar o sabor referido. O uso do ginseng em doses acima de 3 g por dia pode causar a síndrome do abuso do ginseng, caracterizada por hipertensão, nervosismo, insônia, erupções na pele e diarréia quando da abstinência da droga. Pacientes mais sensíveis quando submetidos ao tratamento com sais de ferro podem, ocasionalmente, apresentar distúrbios gastrintestinais, tais como: náuseas, vômitos, diarréias, dores abdominais, úlcera péptica e/ou constipação intestinal. Nesses pacientes, a redução da dose diária ou a administração imediatamente após as refeições minimiza esses possíveis efeitos. Reações alérgicas têm sido raramente reportadas após o uso oral do ácido fólico. Após o uso de nicotinamida, pode ocorrer em percentuais bastante reduzidos, reação caracterizada por náusea, vômito, diarréia, constipação, sensação de calor e rubor na face.

Geriaton - Posologia

A posologia recomendada é de um comprimido ao dia ou a critério médico.

Superdosagem

O ginseng possui baixa toxicidade. Há poucas informações disponíveis a respeito da superdosagem com ginseng. O tratamento é sintomático e de suporte, podendo ser utilizado o carvão ativado nas primeiras horas após ingestão dos comprimidos revestidos.

Geriaton - Informações

Geriaton é um produto planejado para a profilaxia e controle das manifestações de caráter involutivo, que começam a se tornar notórias desde a idade adulta. Para isto traz em sua fórmula, os ginsenosídeos, frações ativas do extrato padronizado da raiz do Panax ginseng, vitamina A, complexo B e elementos como vitamina C, E, betacaroteno e o oligoelemento selênio, todos desempenhando importante papel como antioxidantes, evitando formação de radicais livres, prejudiciais ao funcionamento do metabolismo celular. Geriaton contribui para o restabelecimento e manutenção das condições físicas e psíquicas, extremamente importantes para as pessoas que alcançaram ou ultrapassaram a meia-idade. Composição: Cada drágea contém: Ginseng ... 200 mg Sulfatoferroso.. 15 mg Acetatode retinol .. 7.500 UI Adenosina.. 0,75 mg Cloridratodetiamina ... 2 mg Riboflavina .. 2 mg Cianocobalamina ... 5 mcg Inositol ... 5 mg Pantotenato e cálcio ... 10 mg Ácido fólico .. 0,2 mg Nicotinamida .. 15 mg Ácidoascórbico .. 60 mg Acetato e tocoferol ... 10 mg Biotina .. 0,25 mg

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A
Av. Jerônimo de Ornelas, 670, Sala 501
Porto Alegre, RS 90.040-340
Cnpj: 11.012.848/0001-57
(51) 3093-3131
info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal