Betnovate capilar

BETNOVATE CAPILAR com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de BETNOVATE CAPILAR têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com BETNOVATE CAPILAR devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

gsk

Apresentação BETNOVATE CAPILAR

BETNOVATE Capilar é apres. em fr. de 50ml c/ betametasona a 0,1%.

BETNOVATE CAPILAR – Indicações

BETNOVATE® Capilar está indicado para o tratamento das dermatoses do couro cabeludo sensíveis à corticoterapia, tais como psoríase, dermatite seborréica e dermatites associadas a intensa descamação.

Contra indicações de BETNOVATE CAPILAR

Infecções do couro cabeludo. Hipersensibilidade à qualquer componente da fórmula. O uso do produto é contra-indicado em dermatoses em crianças com menos de um ano de idade, incluindo dermatites.

Advertências

Evitar o contato do produto com os olhos. Não aplicá-lo próximo ao fogo devido à presença do álcool isopropílico na fórmula. A terapia tópica por longo prazo deve ser evitada quando possível, particularmente em crianças, visto a possível ocorrência de supressão adrenal mesmo sem oclusão. Os corticosteróides podem ser perigosos na psoríase por uma série de razões, que incluem recidivas ou rebotes, desenvolvimento de tolerância, risco de psoríase pustular generalizada e de ocorrência de toxicidade local ou sistêmica devido a deficiência na função de barreira da pele. Se usado na psoríase, recomenda-se supervisão cuidadosa ao paciente. A aplicação repetida ou em áreas extensas de BETNOVATE® Capilar pode aumentar o risco de sensibilização por contato. Nos tratamentos oclusivos, a pele deve ser adequadamente limpa antes da aplicação de novo curativo oclusivo, a fim de evitar-se infecção bacteriana induzida pela oclusão. Deve-se utilizar terapia antimicrobiana adequada caso as lesões inflamatórias em tratamento tenham sido infectadas. Qualquer disseminação infecciosa requer administração sistêmica de antimicrobianos e interrupção da corticoterapia tópica. A disseminação da infecção pode ocorrer devido ao “efeito mascarador” do corticosteróide

Interações medicamentosas de BETNOVATE CAPILAR

Não há interações relevantes.

Reações adversas / efeitos colaterais de BETNOVATE CAPILAR

A formulação de BETNOVATE Capilar é geralmente bem tolerada. Caso se revelem sinais de hipersensibilidade, interromper a aplicação imediatamente. A exemplo de outros corticóides tópicos, o tratamento de áreas extensas ou o uso de grandes quantidades, pode provocar absorção sistêmica suficiente para produzir sinais de hipercortisolismo, especialmente em crianças, e sob tratamento oclusivo. Pode ocorrer atrofia cutânea após tratamento prolongado sob oclusão. Em raros casos, o tratamento da psoríase com corticosteróides (ou sua suspensão) está relacionado a ocorrência da forma pustular da doença.

BETNOVATE CAPILAR – Posologia

O BETNOVATE Capilar deve ser aplicado em pequenas quantidades, pela manhã e à noite, até que se observe melhora. O tratamento de manutenção pode ser efetuado com uma só aplicação diária, ou mesmo a intervalos mais espaçados, dependendo da evolução clínica e do critério médico. O acondicionamento em frasco plástico flexível, com bocal alongado, permite limitar a aplicação do preparado, às áreas afetadas e melhor aproveitamento terapêutico, independente da concentração pilosa do local. Pacientes idosos: Não existe necessidade de ajuste da dose em pacientes idosos.

Super dosagem

É muito improvável de ocorrer superdosagem aguda, contudo, no caso de superdosagem crônica ou uso inadequado, podem aparecer indícios de hipercortisolismo e, neste caso, o corticosteróide tópico deve ser descontinuado. Nesta situação o esteróide tópico deve ser descontinuado gradualmente. Contudo, devido ao risco de supressão adrenal aguda, este procedimento deve ser realizado sob supervisão médica.

Caracteristicas farmalogicas

Informação não disponível para esta bula.

Resultados de eficacia

BETNOVATE® Capilar contém o 17-valerato de betametasona, corticosteróide dotado de grande atividade antiinflamatória e antipruriginosa para tratamento das dermatoses responsivas à corticoterapia tópica.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Informação não disponível para esta bula.

Armazenagem

mantenha o produto em sua embalagem original e em temperatura abaixo de 25°C. Após a aplicação, manter o frasco bem fechado a fim de preservar a estabilidade do produto.

Dizeres legais

Nº de lote, data de fabricação e data de validade: vide cartucho MS:1.0107.0233 Farm. Resp.: Milton de Oliveira CRF-RJ:5522 Fabricado por: Glaxo Wellcome GmbH & Co. KG – Bad Oldesloe – Alemanha Importado por: GlaxoSmithKline Brasil Ltda Estrada dos Bandeirantes, 8.464 – Rio de Janeiro – RJ CNPJ: 33.247.743/0001-10 Indústria Brasileira VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA BL_Betnov_capilar.doc

BETNOVATE CAPILAR – Bula para o paciente

Informação não disponível para esta bula.

Data da bula

Informação não disponível para esta bula.