Reações adversas busonid aerossol oral

BUSONID AEROSSOL ORAL com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de BUSONID AEROSSOL ORAL têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com BUSONID AEROSSOL ORAL devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



As reações adversas mais frequentemente comunicadas são: disfonia (5-50%), infecção respiratória (19-24%), cefaleia (13-14%), sinusopatia (2-11%) e faringite (5-10%). Podem ocorrer também: candidíase oral (4%), dispepsia (1-4%), dor abdominal, vômitos, boca seca, aumento de peso e insônia (1-3%); e ainda dermatite de contato (0,75-4%).
Como medicamento inalatório, pode ocorrer broncoespasmo imediato. Ainda há possibilidade de osteoporose. Doses de até 800 mcg/dia não estão associadas à supressão da adrenal.
Um pequeno estudo referiu que os corticoides inalatórios têm efeito supressor similar às baixas doses de prednisona sobre neutrófilos e linfócitos periféricos.
Resultados de ensaios científicos sugeriram uma associação entre os corticoides inalatórios e a catarata, mas são necessários estudos maiores, prospectivos e controlados para a confirmação dessa afirmação. Não foi associado o uso de corticoide intranasal ou inalatório com o aumento da pressão intraocular ou glaucoma.
O uso correto do espaçador acoplado ao BUSONID® (budesonida) Aerossol Oral proporciona uma menor incidência de efeitos adversos sistêmicos e locais.