Posologia de busonid aerossol nasal

BUSONID AEROSSOL NASAL com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de BUSONID AEROSSOL NASAL têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com BUSONID AEROSSOL NASAL devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



A posologia deve ser individualizada com o intuito de chegar a menor dose eficaz para aquele paciente.
Como orientação geral, recomendam-se as seguintes doses:

Crianças a partir de 6 anos:
Dose terapêutica usual: 2 aplicações em cada narina, 2 vezes ao dia ou 4 aplicações em cada narina pela manhã (400 mcg/dia).
Quando se obtêm os resultados do tratamento ou quando os sintomas regredirem, deve-se procurar a menor dose eficaz.
Em ensaios clínicos, o uso de 800 mcg diários resultou apenas em melhor eficácia no tratamento do sintoma rinorreia, mas não com relação aos sintomas de obstrução nasal, lacrimejamento e espirros, quando compara- se com as doses usuais. Outros estudos clínicos mostraram que essas doses maiores foram eficazes na redução do tamanho de pólipos nasais e na redução da congestão da mucosa nasal.
Não está estabelecida a eficácia e segurança da budesonida em crianças abaixo de 6 anos.

Para maiores de 12 anos e adultos:
Recomenda-se 2 aplicações em cada narina 2 vezes ao dia ou 4 aplicações 1 vez ao dia (400 mcg/dia) no tratamento da rinite alérgica. Há estudos demonstrando eficácia na polipose nasal com 200 a 400 mcg 2 vezes ao dia.
BUSONID® (budesonida) Aerossol Nasal tem início de ação por cerca de 10 a 24 horas. Os efeitos terapêuticos máximos geralmente são alcançados entre 3 a 7 dias após inicio do tratamento com BUSONID® (budesonida) Aerossol Nasal e as doses podem ser aumentadas ou diminuídas conforme critério médico, o estado do paciente e a gravidade dos sintomas. É importante que o paciente compreenda que o tratamento não está destinado a obter um alívio rápido, mas sim duradouro, e empregá-lo de forma regular.
Uma vez que a adequada redução dos sintomas for obtida, a dose deve ser lentamente reduzida a cada 2 a 4 semanas, até que o efeito necessário seja mantido com a menor dose possível; caso os sintomas reapareçam, a dose deve retornar por um breve período à dose inicial e, a seguir, ser novamente reduzida.
Em alguns ensaios clínicos, a budesonida via nasal foi utilizada em crianças até 4 anos de idade, no entanto, a segurança e eficácia em crianças abaixo de 6 anos de idade ainda não foram estabelecidas.