Gravidez busonid suspensão aquosa

BUSONID SUSPENSÃO AQUOSA com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de BUSONID SUSPENSÃO AQUOSA têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com BUSONID SUSPENSÃO AQUOSA devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



GRAVIDEZ E LACTAÇÃO
Categoria de risco: B.
Os estudos em animais demonstraram que os corticosteroides podem produzir vários tipos de malformações fetais, mas que não foram confirmadas em estudos controlados com mulheres grávidas. Baseados nos da dos obtidos em humanos com a budesonida inalatória, esta poderá ser recomendada, caso um corticoide intranasal precise ser iniciado durante a gestação.
Classificada como categoria B, de acordo com a lista da Anvisa para categoria de risco de fármacos destinados às mulheres grávidas.
Os potenciais riscos e benefícios devem ser analisados antes de ser prescrito o tratamento às mulheres durante o período de aleitamento. Não há estudos na literatura que demonstre evidência da excreção de budesonida no leite materno, porém como outros corticosteroides são excretados, deve-se ter atenção quando do uso de Busonid spray nasal durante o aleitamento e da possibilidade de excreção no leite materno.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.