Interações medicamentosas caltren

CALTREN com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de CALTREN têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com CALTREN devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



O efeito anti-hipertensivo de CALTREN® pode ser potencializado por outros fármacos anti-hipertensivos, por exemplo, betabloqueadores. O uso associado com beta bloqueador pode levar à hipotensão, bradicardia e piora da insuficiência cardíaca.
O uso associado à amiodarona deve ser evitado em pacientes com doença do nó sinusal e bloqueios atrioventriculares, pois pode diminuir a frequência cardíaca ou piorar o bloqueio.
O tratamento com glicosídeos cardíacos (digitálicos) pode ser indicado e/ou continuado durante a administração de CALTREN®, embora, em alguns casos, tenha sido observada concentração sérica aumentada de glicosídeos, sendo conveniente observar a ocorrência de sintomas de superdosagem de digoxina (náuseas, vômitos e arritmias). A cimetidina pode aumentar a biodisponibilidade de nitrendipino, aumentando possivelmente sua toxicidade.
O efeito anti-hipertensivo de CALTREN® pode ser potencializado pela administração de outros antagonistas de cálcio. O uso associado de antagonistas de canais de cálcio e betabloqueadores durante anestesia com fentanila deve ser feito com muita cautela, pois poderá ocorrer hipotensão grave.