Posologia de cedur retard

CEDUR RETARD com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de CEDUR RETARD têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com CEDUR RETARD devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



A dose padrão de Cedur® Retard (bezafibrato), comprimidos de desintegração lenta 400 mg, é um comprimido de desintegração lenta 1 vez ao dia, pela manhã ou à noite, junto à refeição.
A dosagem em pacientes com comprometimento da função renal deve ser ajustada de acordo com os níveis de creatinina sérica ou clearance de creatinina. Devido à necessidade de redução da dose nos casos de comprometimento da função renal (creatinina sérica >1,5 mg/100 mL ou clearance de creatinina <60 mL/min) Cedur® Retard (bezafibrato) deverá ser substituído por Cedur® (bezafibrato) comprimidos revestidos de 200 mg e as doses devidamente ajustadas.

Creatinina sérica

Clearance de

creatinina

Dosagem 200 mg

Dosagem 400 mg

Até 1,5 mg/100 mL*

>60 mL/min

3 comprimidos/dia

1 comprimido/dia

1,6 – 2,5 mg/100 mL*

60 – 40 mL/min

2 comprimidos/dia

Contraindicado

2,6 – 6 mg/100 mL

40 – 15 mL/min

1 comprimido a

cada 1 ou 2 dias

Contraindicado

Acima 6 mg/100 mL*

<15 mL/min

Contraindicado

Contraindicado



Para evitar superdosagem, recomenda-se medição da concentração plasmática do bezafibrato.