Feed

Já é assinante?

Entrar

Posologia de Cefalexina

CÁPSULAS
A Cefalexina é administrada por via oral.
As doses para adultos variam de 1 a 4 g ao dia, em doses fracionadas.
Para as seguintes infecções: faringites estreptocócicas, infecções da pele e do tecido subcutâneo e cistites não complicadas em pacientes acima de 15 anos de idade, uma dose de 500 mg ou 1g pode ser administrada a cada 12 horas. O tratamento de cistites deve ser de 7 a 14 dias. Para infecções do trato respiratório causadas por S. pneumoniae e S. pyogenes uma dose de 500 mg deve ser administrada a cada 6 horas.
Para infecções mais graves ou aquelas causadas por microrganismos menos sensíveis poderão ser necessárias doses mais elevadas. Se forem necessárias doses diárias de Cefalexina acima de 4 gramas, deve ser considerado o uso de uma cefalosporina injetável, em doses adequadas. No tratamento de infecções causadas por estreptococos beta-hemolíticos, a dose terapêutica deve ser administrada por 10 dias, no mínimo.
_____________________________________________________________________________________________

SUSPENSÃO ORAL
A Cefalexina é administrada por via oral. Caso o paciente deixe de tomar uma dose, deverá tomá-la assim que possível.
Adultos - as doses para adultos variam de 1 a 4 g diários, em doses fracionadas. A dose usual para adultos é de 250 mg a cada 6 horas. Para faringites estreptocócicas, infecções da pele e estruturas da pele e cistites não complicadas, em pacientes acima de 15 anos de idade, uma dose de 500 mg ou 1 g pode ser administrada a cada 12 horas. O tratamento de cistites deve ser de 7 a 14 dias. Para infecções do trato respiratório causadas por S. pneumoniae e S. pyogenes, uma dose de 500 mg deve ser administrada a cada 6 horas. Para infecções mais graves ou aquelas causadas por microrganismos menos sensíveis poderão ser necessárias doses mais elevadas. Se doses diárias de Cefalexina acima de 4 g forem necessárias, deve ser considerado o uso de uma cefalosporina parenteral, em doses adequadas.
Crianças - a dose diária recomendada para crianças é de 25 a 50 mg/Kg, em doses fracionadas. Para faringites estreptocócicas, em pacientes com mais de um ano de idade, infecções do trato urinário leves e não complicadas e infecções da pele e estruturas da pele, a dose diária total poderá ser fracionada e administrada a cada 12 horas.
Exemplos de doses de Cefalexina - suspensão oral 250 mg/5 mL (1 seringa dosadora) conforme o peso da criança:

Peso (Kg)

Dose de 25 mg/Kg

Dose de 50 mg/Kg

Quatro vezes ao dia

Duas vezes ao dia

Quatro vezes ao dia

Duas vezes ao dia

10

¼ seringa dosadora

½ seringa dosadora

½ seringa dosadora

1 seringa dosadora

20

½ seringa dosadora

1 seringa dosadora

1 seringa dosadora

2 seringas dosadoras

40

1 seringa dosadora

2 seringas dosadoras

2 seringas dosadoras

4 seringas dosadoras



Nas infecções graves a dose pode ser dobrada. No tratamento da otite média, os estudos clínicos demonstraram que são necessárias doses de 75 a 100 mg/kg/dia fracionadas em 4 doses. No tratamento de infecções causadas por estreptococos beta-hemolíticos, a dose terapêutica deve ser administrada por 10 dias, no mínimo.

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A
Av. Jerônimo de Ornelas, 670, Sala 501
Porto Alegre, RS 90.040-340
Cnpj: 11.012.848/0001-57
(51) 3093-3131
info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal