Indicações cellexina

CELLEXINA com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de CELLEXINA têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com CELLEXINA devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



A CELLEXINA® (cefalexina monoidratada) é indicada no tratamento das infecções abaixo relacionadas quando causadas por cepas sensíveis das seguintes bactérias:

– Sinusites bacterianas causadas por estreptococos, S. pneumoniae e Staphylococcus aureus (somente os sensíveis à meticilina).
– Infecções do trato respiratório causadas por S. pneumoniae e S. Pyogenes.

Nota: A penicilina é o antibiótico de primeira escolha no tratamento e prevenção de infecções estreptocócicas, incluindo a profilaxia da febre reumática. A cefalexina é geralmente eficaz na erradicação de estreptococos da nasofaringe, contudo, não existem até o momento, evidências conclusivas que estabeleçam a eficácia da cefalexina na prevenção tanto da febre reumática como da endocardite bacteriana.

– Otite média causada por S. pneumoniae H. influenzae M. catarrhalis e outros estafilococos e estreptococos.
– Infecções da pele e tecidos moles causadas por estafilococos e/ou estreptococos sensíveis à cefalexina.
– Infecções ósseas causadas por estafilococos e/ou P. mirabilis.
– Infecções do trato geniturinário incluindo prostatite aguda, causadas por E. coli P. mirabilis e Klebsiella pneumoniae.
– Infecções dentárias causadas por estafilococos e/ou estreptococos sensíveis à cefalexina.

Nota: Quando indicado, deverão ser realizadas culturas apropriadas, identificação do microrganismo causador da infecção e avaliação da sua sensibilidade à cefalexina. Em algumas situações também poderá ser necessária a realização de estudos da função renal para ajuste de doses.