Reações adversas cimetilab

CIMETILAB com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de CIMETILAB têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com CIMETILAB devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



As reações adversas com a cimetidina estão listadas abaixo, por frequência. As frequências são definidas como: muito comum (>1/10), comum (>1/100,<1/10), incomum (>1/1.000, <1/100), rara (>1/10.000, <1/1.000) e muito rara (<1/10.000).

Reações comuns (>1/100 e <1/10):
-Cefaleia, tontura
-Diarreia
-Mialgia
-Cansaço
-Erupções cutâneas

Reações incomuns (>1/1.000 e <1/100):
-Leucopenia
-Depressão, estados de confusão, alucinações. Estados de confusão, reversíveis dentro de alguns dias após a retirada da cimetidina, foram relatados geralmente em pacientes idosos ou doentes.
-Taquicardia
-Hepatite, que regrediu com a suspensão do fármaco
-Aumento na creatinina plasmática. Pequenos aumentos na creatinina plasmática foram relatados. Esses aumentos são devido à inibição da secreção tubular renal da creatinina e não estão associados a alterações na taxa de filtragem glomerular. O aumento não progride com a continuação do tratamento e desaparece no final do mesmo.
-Ginecomastia e impotência reversíveis. A ginecomastia é geralmente reversível com a descontinuação do tratamento com cimetidina. A impotência reversível foi relatada particularmente nos pacientes que recebem doses altas (por exemplo, na síndrome de Zollinger-Ellison). No entanto, na dosagem regular, a incidência é semelhante à da população geral.

Reações raras (>1/10.000 e <1/1.000):
-Trombocitopenia, anemia aplástica
-Bradicardia sinusal
-Aumento nos níveis de transaminase sérica, que regrediu com a suspensão do fármaco
-Nefrite intersticial. A nefrite intersticial remitiu com a suspensão do fármaco.

Reação muito rara (<1/10.000):
-Pancitopenia, agranulocitose
-Anafilaxia. Com a suspensão do fármaco há remissão do quadro de anafilaxia
-Pancreatite. Com a suspensão do fármaco há remissão do quadro de pancreatite
-Artralgia
-Alopécia reversível e vasculite de hipersensibilidade. Com a suspensão do fármaco há remissão do quadro de vasculite de hipersensibilidade.
-Febre. Com a suspensão do fármaco há a remissão do quadro de febre.
-Galactorreia
-Bloqueio cardíaco
Em caso de eventos adversos, notifique-os ao Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária – NOTIVISA, disponível em http://www.anvisa.gov.br/hotsite/notivisa/index.htm, ou à Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal.