Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Efeitos Colaterais de Clomid

Este medicamento pode causar algumas reações indesejáveis. Caso você tenha uma reação alérgica, deve parar de tomar o medicamento e informar seu médico o aparecimento de reações indesejáveis.
•Reação muito comum (> 1/10): hipertrofia ovariana e “flushes” vasomotores.
•Reação comum (> 1/100 e < 1/10): rubor facial, fogachos, alterações visuais (embaçamento visual, diplopia, fotofobia, escotomas cintilantes) que desaparecem rapidamente com a interrupção do tratamento, desconforto abdominal, mastalgia, náuseas e vômitos, insônia, cefaleia, tontura, vertigem, poliúria, disúria. Existem novos casos de endometriose e exacerbação de endometriose pré-existente durante o tratamento com Clomid.
•Reação incomum (> 1/1.000 e < 1/100): sangramento uterino anormal, depressão e astenia, urticária e outras reações alérgicas cutâneas, ganho de peso, queda de cabelo, cabelos secos, acne, aumento do apetite, arritmia, angina, constipação, diarreia, edema, dor na região orbitária, febre, hipertensão, hipertricose, enxaquecas, alterações de humor, agravamento de neoplasias pré-existentes, assim como o aparecimento de miomas, tumores cerebrais, hipofisários e de mamas, hemorragia ovariana, convulsões, sincope, perda temporária da visão, distúrbios tireoidianos, zumbido, aumento das transaminases, gravidez tubárea, taquicardia, palpitações, pancreatite e redução da espessura endometrial.
•Reação rara (> 1/10.000 e < 1/1.000): catarata e neurite óptica.
•Reação muito rara (< 1/10.000): não há relatos de reações muito raras para este medicamento.
•Outras reações possíveis: os sintomas vasomotores da menopausa assemelham-se a ondas de calor, e geralmente não são graves. Estes sintomas rapidamente desaparecem após a interrupção do tratamento. Foram recebidos relatos isolados da ocorrência de neoplasias/tumores endócrino-dependentes ou de seu agravamento.
Hipertrigliceridemia (frequência: desconhecida), em alguns casos pancreatites, foram observadas em pacientes com hipertrigliceridemia pré-existente ou com histórico familiar e /ou com doses e duração de tratamento excedendo as recomendações posológicas descritas na bula.
Existem novos casos de endometriose e exacerbação de endometriose pré-existente durante o tratamento com Clomid.
Gravidez múltipla, incluindo gravidez intrauterina e extrauterina simultânea foi reportada.
Os sintomas visuais geralmente descritos como visão borrada ou pontos ou flashes (escotomas visuais) aumentam em incidência com o aumento da dose total. Estes sintomas parecem ser decorrentes da intensificação ou prolongamento após imagens, que também já foram reportadas. Os sintomas muitas vezes aparecem na primeira vez ou são acentuadas com a exposição a um ambiente brilhante. Escotoma definido oftalmologicamente, fosfenos e redução da acuidade visual foram reportados. Estes distúrbios visuais são geralmente reversíveis; entretanto, casos de distúrbios visuais prolongados foram reportados após a descontinuação do tratamento com Clomid. Os distúrbios visuais podem ser irreversíveis, especialmente com aumento da dose e da duração do tratamento.
Em caso de eventos adversos, notifique ao Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária – NOTIVISA, disponível em www.anvisa.gov.br/hotsite/notivisa/index.htm, ou para a Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal.

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A
Av. Jerônimo de Ornelas, 670, Sala 501
Porto Alegre, RS 90.040-340
Cnpj: 11.012.848/0001-57
(51) 3093-3131
info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal