Reações adversas clonidin

CLONIDIN com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de CLONIDIN têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com CLONIDIN devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



As reações adversas verificadas durante o uso contínuo da infusão epidural de clonidina são dose-dependentes e típicas para uma droga desta classe farmacológica.
Pela via sistêmica, são mais pronunciados nas aplicações pela via IV e atenuados na aplicação IM.
Muito comum: > 10%
As principais reações adversas relatadas durante o uso contínuo de clonidina epidural são hipotensão.
A hipotensão foi observada mais frequentemente em mulheres e pacientes com peso mais baixo, mas não foi estabelecida uma resposta dose-dependente.
Comum, frequente: > 1% e < 10%
Hipotensão postural, hipertensão rebote, desrregulação ortostática, náusea, vômitos, alucinações, desordens do sono.
Incomum: > 0,1% e < 1%
Bradicardia.
Rara: 0,01% e < 0,1%
Vertigem, febre, depressão.
Não classificado
Desordens da irrigação sanguínea das mãos e pés (síndrome de Raynaud), dores no pavilhão auditivo, ressecamento das mucosas nasais, reações de sensações alérgicas na forma de exantemas, urticárias, pruridos, bem como alopecia, escurecimento da visão quando há mudança do decúbito para a posição ortostática, desordens de percepção, parestesia.
Os cateteres peridurais implantáveis estão associados com o risco das infecções relacionadas com cateteres, incluindo a meningite e/ou abcessos peridurais. O risco depende da situação clínica e do tipo de cateter usado, mas estes tipos de infecções ocorrem em 5 a 20% dos pacientes, dependendo do tipo de cateter usado, de sua qualidade, da técnica e extensão de sua colocação.
A clonidina pode principalmente em pacientes com insuficiência renal e doses elevadas, pode ocasionar bradicardia, bem como provocar alterações do ritmo cardíaco (bloqueio-AV, dissociação AV).

Em casos de eventos adversos, notifique ao Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária – NOTIVISA, disponível em www.anvisa.gov.br/hotsite/notivisa/index.html ou para a Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal.