Reações adversas colpotrofine

COLPOTROFINE com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de COLPOTROFINE têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com COLPOTROFINE devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Como todos os medicamentos, COLPOTROFINE® (promestrieno) pode causar efeitos indesejáveis, embora nem todos os apresentem.
A ação de COLPOTROFINE® é limitada ao local de aplicação (órgãos genitais primários externos), não exercendo, assim, ação ou efeitos adversos de ordem sistêmica. Apresenta boa tolerabilidade local, registrando-se muito raramente os seguintes eventos transitórios: reações alérgicas, prurido vulvovaginal e irritação vaginal.
As reações adversas listadas abaixo são classificadas de acordo com a Classe de Sistema Orgânico, e estão classificadas pela frequência segundo as seguintes convenções: muito comum (≥ 1/10); comum (≥ 1/100, 1/10); incomum (≥ 1/1.000, 1/100); rara (≥ 1/10.000, 1/1.000); muito rara ( 1/10.000); desconhecida (frequência não pôde ser estimada com base dos dados disponíveis).

Classe de Sistema Orgânico Reação Adversa Frequência
Distúrbios do Sistema Imunológico Alergia Muito rara
Distúrbios da Pele e Tecido Subcutâneo Prurido Vulvovaginal Muito rara
Distúrbios Gerais e Condições no Local de Administração Irritação Vaginal Muito rara



Em caso de eventos adversos, notifique ao Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária – NOTIVISA, disponível em www.anvisa.gov.br/hotsite/notivisa/index.htm, ou para a Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal.