Interações medicamentosas concor

CONCOR com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de CONCOR têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com CONCOR devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



A ingestão com alimentos não prejudica a absorção do medicamento. O medicamento não deve ser tomado com bebidas alcoólicas. O efeito e tolerabilidade dos medicamentos podem ser influenciados pela ingestão simultânea de outro medicamento. Tais interações também podem ocorrer caso tenha decorrido um curto espaço de tempo desde o uso de outro medicamento. Informe ao seu médico se estiver tomando quaisquer outros medicamentos – mesmo aqueles sem prescrição médica.
Combinações não recomendadas Tratamento de insuficiência cardíaca crônica estável Agentes anti-arrítmicos classe I (ex. quinidina, disopiramida, lidocaína, fenitoína, flecainida, propafenona) podem aumentar o efeito depressivo do Concor sobre a condução do impulso atrioventricular e da contratilidade do coração.
Todas as indicações
Antagonistas de cálcio do tipo verapamil e, em uma menor extensão do tipo diltiazem, podem levar a uma contratilidade reduzida do músculo cardíaco e condução do impulso atrioventricular retardado quando usados, concomitantemente, com o Concor. Em especial, a administração intravenosa de verapamil em pacientes em tratamento com β-bloqueadores pode levar a hipotensão profunda e bloqueio atrioventricular. Agentes anti-hipertensivos com ação central (ex. clonidina, metildopa, moxonodina, rilmenidina), podem levar a uma redução da freqüência cardíaca e do volume cardíaco, assim como a vasodilatação devido a uma diminuição no tônus simpático central. A retirada abrupta, particularmente se antes da descontinuação do beta-bloqueador, pode aumentar o risco de “hipertensão rebote”.
Combinações a serem usadas com cautela Tratamento de hipertensão ou doença cardíaca coronária (angina de peito)
Agentes anti-arrítmicos classe I (ex. quinidina, disopiramida, lidocaína, fenitoína, flecainida, propafenona), podem aumentar o efeito depressivo do Concor sobre a condução do impulso atrioventricular e da contratilidade do coração.
Todas as indicações
Antagonistas de cálcio do tipo diidropiridínicos (ex.n nifedipina, amlodipina), podem aumentar o risco de hipotensão quando usados concomitantemente com o Concor®. Não se pode excluir um risco aumentado de maior deterioração da função de bombeamento ventricular, em pacientes com insuficiência cardíaca. Agentes anti-arrítmicos classe III (ex. amiodarona) podem aumentar o efeito inibidor do Concor®sobre a condução do impulso atrioventricular. ß-bloqueadores tópicos (e.g. colírios para tratamento de glaucoma) podem aumentar os efeitos sistêmicos do Concor®. Medicamentos parassimpatomiméticos podem aumentar o efeito inibidor sobre a condução do impulso atrioventricular e o risco de bradicardia quando usado concomitantemente com o Concor®.. O efeito da diminuição de açúcar no sangue da insulina, ou de medicamentos anti-diabéticos orais, pode ser aumentado. Os sinais de advertência de redução de glicose no sangue (hipoglicemia) – taxa cardíaca especialmente acelerada (taquicardia) – podem ser mascarados ou suprimidos. Tais interações são consideradas como ocorrendo mais provavelmente com ß-bloqueadores não seletivos. Os agentes anestésicos podem aumentar o risco de ações cardiodepressivas do Concor®., levando à hipotensão. Glicosídeos cardíacos (digitalis) podem levar a um aumento no tempo de condução do impulso e, dessa maneira, na taxa cardíaca quando usados concomitantemente com o Concor®.. Antiinflamatórios não esteroidais (AINEs) podem reduzir o efeito de redução da pressão sanguínea do Concor®.. -Simpatomiméticos (e.g. isoprenalina, dobutamina) usados em combinação com o Concor®.podem levar a um efeito reduzido de ambos agentes. Uma combinação de Concor®. com simpatomiméticos que ativam tanto - quanto -adrenoceptores (e.g. noradrelina, adrenalina) pode intensificar os efeitos vasoconstritores mediados por -adrenoceptores destes agentes levando a aumento de pressão sanguínea. Tais interações são consideradas mais prováveis com -bloqueadores não seletivos. Agentes anti-hipertensivos assim como outros medicamentos com potencial para baixar a pressão sanguínea (e.g. antidepressivos tricíclicos, barbituratos, fenotiazinas) podem aumentar o efeito de diminuição da pressão sanguínea do Concor®..
Combinações a serem consideradas A mefloquina pode aumentar o risco de desaceleração da taxa cardíaca (bradicardia), caso seja usado em combinação com o Concor®.. Inibidores de oxidase monoamina (exceto inibidores -MAO) podem melhorar o efeito hipotensivo dos beta-bloqueadores. O uso concomitante pode também ser um risco para crise hipertensiva.