Posologia de contracep

CONTRACEP com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de CONTRACEP têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com CONTRACEP devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Agitar vigorosamente por no máximo 15 segundos a ampola de Contracep® 150 mg antes do uso, para garantir que a dose a ser administrada seja reconstituída e represente uma suspensão uniforme. Recomenda-se a utilização de seringa de no máximo 3,0 ml e agulha 30 x 7 ou 30 x 8.
A dose recomendada para contracepção é de 150 mg de acetato de medroxiprogesterona (1 mL de Contracep® 150 mg administrada por injeção intramuscular profunda nos músculos glúteo ou deltoide) em intervalos de 12 a 13 semanas, sendo no máximo a cada 13 semanas (91 dias). A suspensão intramuscular não foi formulada para ser administrada por injeção subcutânea.

Para injeção
Para assegurar que a paciente não esteja grávida no momento da primeira administração, é importante que a injeção intramuscular inicial seja aplicada durante os 5 primeiros dias após o início de um ciclo menstrual normal; ou nos 5 primeiros dias pós-parto se a paciente não estiver mantendo aleitamento materno. Caso a paciente esteja amamentando exclusivamente, a administração de Contracep® 150 mg deve ser realizada somente a partir da 6ª semana pós-parto.

Segunda injeção e subsequentes
Se o período entre as injeções intramusculares for maior do que 13 semanas (91 dias), o médico deve certificar-se que a paciente não esteja grávida antes da administração da próxima injeção intramuscular. A eficácia do tratamento depende da adesão ao esquema de dosagem de Contracep® 150 mg.
A dose não necessita ser ajustada ao peso corporal.

Trocando outros anticoncepcionais por Contracep® 150 mg
A troca de outro método anticoncepcional para Contracep® 150 mg deve ser feita de forma que o efeito contraceptivo seja garantido com base no mecanismo de ação de ambos os métodos. Por exemplo, uma paciente que esteja trocando um anticoncepcional oral por Contracep® 150 mg deve tomar a primeira injeção de Contracep® 150 mg no intervalo de 7 dias após o dia em que tomou a última pílula.

Uso em Crianças
O acetato de medroxiprogesterona IM não é indicado antes da menarca
Existem dados disponíveis em meninas adolescentes (12-18 anos) (vide item 3. Características Farmacológicas – Estudos Clínicos – Alterações da Densidade Mineral Óssea em Meninas Adolescentes (12-18 anos de idade).
Excluindo aspectos relacionados à perda da densidade mineral óssea, espera-se que a segurança e eficácia do acetato de medroxiprogesterona IM sejam a mesma para adolescentes pós-menarca e mulheres adultas.

Incompatibilidades
As formas injetáveis não devem ser misturadas com qualquer outro agente.