Interações medicamentosas coversyl plus

COVERSYL PLUS com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de COVERSYL PLUS têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com COVERSYL PLUS devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Ligadas ao COVERSYL PLUS TM Associações não recomendadas:
– Lítio
Foram reportados aumentos reversíveis da concentração de lítio no soro e em níveis tóxicos durante a administração concomitante de lítio com inibidores da ECA. O uso concomitante de diuréticos tiazídicos com inibidores da ECA podem aumentar o lítio no plasma e elevar o risco de toxicidade por lítio.
O uso de perindopril associado à indapamida não é recomendado, mas se o uso de um inibidor da ECA associado a um diurético for indispensável, deve-se proceder a um acompanhamento rigoroso da litimia.

Associações que exigem precauções de uso:
– Baclofeno
Potencialização do efeito anti-hipertensivo.
Deve-se proceder à vigilância da pressão arterial e da função renal e adaptação posológica do anti-hipertensivo, se necessário.

– AINEs (incluindo ácido acetilsalicílico em altas doses):
A administração de AINEs pode reduzir os efeitos diuréticos, natriuréticos e anti-hipertensivos em alguns pacientes. Em pacientes idosos ou desidratados, o risco de insuficiência renal aguda existe (redução na filtração glomerular). O uso concomitante de inibidores da ECA e AINEs pode levar a um risco aumentado de agravamento da função renal, incluindo possível insuficiência renal aguda, e a um aumento no potássio sérico, especialmente em doentes com a função renal pré- existente. Portanto, deve-se hidratar bem o paciente e monitorar sua função renal no início do tratamento, e depois periodicamente.

Associações que devem ser avaliadas cuidadosamente:
– Antidepressivos imipramínicos (tricíclicos), neurolépticos
Aumento do efeito anti-hipertensivo e do risco de hipotensão ortostática (efeito aditivo).

– Corticóides, tetracosactídeo
Diminuição do efeito anti-hipertensivo (retenção hidrossódica dos corticóides).

– Outros anti-hipertensivos
O uso concomitante de outros anti-hipertensivos com COVERSYL PLUSTM pode resultar em um efeito adicional na redução da pressão sanguínea.

Ligadas ao perindopril
Dados de ensaios clínicos tem demonstrado que o bloqueio duplo do sistema renina-angiotensina-aldosterona (SRAA), através do uso combinado de inibidores da ECA, bloqueadores dos receptores da angiotensina II ou aliscireno está associado a uma maior frequência de eventos adversos, como hipotensão, hipercalemia e diminuição da função renal (incluindo insuficiência renal aguda) em comparação com a utilização de um único agente de SRAA de ação.

Associações não recomendadas:
– Diuréticos hipercalemiantes (espironolactona, triantereno, isolados ou associados, amilorida), sais de potássio, suplementos de potássio ou sais substitutos contendo potássio
Hipercalemia (potencialmente fatal), principalmente em casos de insuficiência renal (adição dos efeitos hipercalemiantes). Não associar medicamentos hipercalemiantes a um inibidor da ECA, exceto em casos de hipocalemia. Neste caso deve ser administrado com cautela e com frequente monitoramento da calemia e de ECG.
Associações que exigem precauções de uso:

– Antidiabéticos (insulinas, sulfamidas hipoglicemiantes), descritos para o captopril e enalapril.
O uso de inibidores da ECA pode levar ao aumento do efeito hipoglicemiante no diabético tratado com insulina ou sulfamidas hipoglicemiantes. A ocorrência de episódios de hipoglicemia é muito rara (a melhora da tolerância à glicose resulta em uma redução da necessidade de insulina).

Associações que devem ser avaliadas cuidadosamente:
-Alopurinol, agentes imunossupressores ou citostáticos, corticóides (via sistêmica) ou procainamida A administração concomitante com inibidores da ECA pode aumentar o risco de leucopenia.

-Anestésicos
Os inibidores da ECA podem levar a um aumento do efeito hipotensor de certos fármacos anestésicos.

– Diuréticos (tiazidas ou diuréticos de alça)
Tratamento prévio com altas doses de diuréticos pode resultar em depleção no volume sanguíneo e em risco de hipotensão durante o início do tratamento com perindopril.

– Compostos de ouro
Reações nitritóides (sintomas flush facial, náusea, vômito e hipotensão) tem sido relatados raramente em pacientes recebendo injeções de compostos de ouro (aurotiomalato de sódio) concomitantemente com administração de inibidores da ECA (incluindo perindopril).

Ligadas à indapamida
Associações que exigem precauções de uso:
– Medicamentos que induzem o “torsades de pointe”
Devido ao risco de hipocalemia, indapamida deve ser usada com cautela quando combinado com medicamentos que induzem o “torsades de pointe”, tais como antiarrítmicos (quinidina, hidroquinidina, disopiramida), antiarrítmicos classe III (amiodarona, dofetilide, ibutilide, bretílio, sotalol); certos neurolépticos (clorpromazina, ciamemazina, levomepromazina, tioridazina, trifluoperazina), benzamidas (amisulprida, sulpirida, sultoprida, tiaprida), butirofenona (droperidol, haloperidol), outros neurolépticos (pimozida); outras substâncias tais como bepridil, cisaprida, difemanil, eritromicina IV, halofantrina, mizolastina, moxifloxacino, pentamidina, esparfloxacino, vincamina IV, metadona, astemizol, terfenadina. Fazer a prevenção da hipocalemia e a sua correção se necessário, monitorando o intervalo QT.
-Medicamentos hipocalemiantes: anfotericina B (via IV), glicocorticóides e mineralocorticóides (via sistêmica), tetracosactideos, laxativos estimulantes.
Risco aumentado de hipocalemia (efeito aditivo).
Deve-se monitorar a calemia e, se necessário, proceder à sua correção; deve-se ter uma atenção especial em casos de tratamento com digitálicos. Utilizar laxativos não estimulantes.

-Glicosídeos cardíacos:
Hipocalemia que favorece os efeitos tóxicos dos glicosídeos cardíacos.
Monitorar a calemia, o ECG e, se necessário, reconsiderar o tratamento.
Associações que devem ser avaliadas cuidadosamente: – Metformina
Risco aumentado de ocorrência de acidose láctica devido à metformina, desencadeada por uma eventual insuficiência renal funcional ligada aos diuréticos e, mais especificamente, aos diuréticos de alça.
Não utilizar a metformina quando os níveis sanguíneos de creatinina ultrapassarem 15 mg/L (135 µmol/L) nos homens e 12 mg/L (110 µmol/L) nas mulheres.

– Produtos de contraste iodados
Em caso de desidratação provocada pelos diuréticos, há um risco aumentado de insuficiência renal aguda, particularmente quando da utilização de doses elevadas de produtos de contraste iodados.

Deve-se proceder a uma reidratação antes da administração do produto iodado.
– Sais de cálcio
Risco de hipercalcemia por diminuição da eliminação urinária do cálcio.

– Ciclosporina
Risco de aumento dos níveis de creatinina, sem modificação das taxas circulantes de ciclosporina, mesmo na ausência de depleção hidrossódica.