Interações medicamentosas daonil

DAONIL com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de DAONIL têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com DAONIL devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



O uso concomitante de DAONIL® (glibenclamida) com outras drogas ou bebidas alcoólicas pode levar à atenuação ou aumento indesejado de sua ação hipoglicemiante. Por esta razão, outras drogas não devem ser usadas sem o conhecimento do médico.

– Reações hipoglicêmicas devido à potencialização do efeito hipoglicemiante de DAONIL® (glibenclamida) podem ocorrer quando se usam as seguintes drogas:
Insulina e outros antidiabéticos orais, agentes anabolizantes e hormônios sexuais masculinos, inibidores da ECA, quinolonas; disopiramida, fluoxetina, guanetidina, ácido paramino-salicílico, probenicida, tritoqualina, trofosfamida, beta-bloqueadores, cloranfenicol, derivados cumarínicos, fenfluramina, feniramidol, inibidores da M.A.O., miconazol, pentoxifilina (uso parenteral em altas doses), fenilbutazona, ifosfamidas, salicilatos, sulfimpirazona, sulfonamidas e tetraciclina, azapropazone, oxifembutazona, ciclofosfamida e fibratos.

– A atenuação do efeito hipoglicemiante de DAONIL® (glibenclamida) e consequente aumento do nível de glicose pode ocorrer quando em uso concomitante das seguintes drogas:
acetazolamida, barbitúricos, corticosteróides, diazóxido, diuréticos, epinefrina (adrenalina), e outras medicações simpaticomiméticas, glucagon, laxativos (depois de uso prolongado), ácidos nicotínico (altas doses), estrógenos e progesteronas, fenotiazínicos, fenitoína, hormônios tireoidianos e rifampicina.
Pode ocorrer potencialização ou redução de efeito de DAONIL® (glibenclamida) em pacientes fazendo uso concomitante de clonidina e reserpina e com drogas antagonistas de H2.
Sob a influência de drogas simpatolíticas, tais como beta-bloqueadores, clonidina, guanetidina e reserpina, os sinais de controle de regulação adrenérgica para hipoglicemia podem ser reduzidos ou tornarem-se ausentes.
A ingestão aguda e crônica do álcool pode potencializar ou enfraquecer a ação de Daonil (glibencamida) de modo imprevisível.
O uso de DAONIL® (glibenclamida) pode potencializar ou diminuir os efeitos dos derivados cumarínicos.
Bosentana: observou-se um aumento na incidência de elevação das enzimas do fígado em pacientes recebendo glibenclamida concomitantemente com bosentana.
Tanto a glibenclamida quanto a bosentana inibem a bomba de liberação de sal biliar, levando a um acúmulo de sais biliares citotóxicos intracelularmente. Assim, esta associação não deve ser utilizada.

Alimentos
Não há dados disponíveis até o momento sobre a interferência de alimentos na ação de DAONIL® (glibenclamida).

Testes laboratoriais
Não há dados disponíveis até o momento sobre a interferência de DAONIL® (glibenclamida) em testes laboratoriais.