Reações adversas daonil

DAONIL com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de DAONIL têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com DAONIL devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Hipoglicemia, às vezes prolongada e até mesmo com risco de vida, pode ocorrer como resultado da ação redutora da glicose sanguínea de DAONIL® (glibenclamida). Isto pode ocorrer quando existe diferença entre a dose de Daonil (glibenclamida) e a ingestão de carboidratos, a realização de exercício físico e outros fatores que interfiram no metabolismo.
São possíveis sintomas de hipoglicemia: dor de cabeça, fome exagerada, náusea, vômito, cansaço, sonolência, desordens do sono, agitação, agressividade, incapacidade de concentração, desatenção e reações como depressão, confusão, desordens de fala, afasia, desordens visuais, tremor, paresia, distúrbios sensoriais, tontura, impotência, perda do auto controle, delírio, convulsões cerebrais, sonolência e perda de consciência incluindo coma, respiração superficial e bradicardia.
Sinais de falta de controle de regulação adrenérgica, tais como sudorese, pele pegajosa, ansiedade, taquicardia, hipertensão, palpitações, angina pectoris e arritmias cardíacas podem estar presentes.
A descrição clínica de um ataque severo de hipoglicemia pode assemelhar-se ao de um derrame.
Os sintomas de hipoglicemia quase sempre diminuem quando a hipoglicemia é corrigida.

OLHOS
Especialmente no início do tratamento podem ocorrer distúrbios visuais.

TRATO DIGESTIVO
Reações afetando o trato gastrintestinal, como: náuseas, vômitos, dor abdominal, sensação de plenitude gástrica ou peso no epigastro e diarreias são observadas em casos excepcionais. Em casos isolados, pode haver elevação do nível das enzimas do fígado (ex colestasia e icterícia) e hepatite, que podem regredir depois da suspensão de DAONIL® (glibenclamida), embora possam levar a risco de vida por falha hepática.

SANGUE
Alterações sanguíneas potencialmente graves podem ocorrer. Elas podem incluir raros casos de moderada a severa trombocitopenia (púrpura) e, em casos isolados, anemia hemolítica, eritrocitopenia, leucopenia, granulocitopenia, agranulocitose e pancitopenia (devido a mielossupressão). Em princípio, estas reações são reversíveis com a suspensão de Daonil® (glibenclamida).

OUTROS EVENTOS ADVERSOS
Ocasionalmente outras reações pseudoalérgicas e alérgicas podem ocorrer na forma de prurido e rash cutâneo. Em casos isolados, reações moderadas em forma de urticária, podem ser sérias e graves com dispneia e queda da pressão arterial, algumas vezes, evoluindo para choque. Em casos de reação urticariforme, um médico deverá ser consultado imediatamente.
Em casos isolados pode surgir vasculite alérgica e, em algumas circunstâncias, possibilidade de risco de vida. Hipersensibilidade da pele à luz pode ocorrer e a concentração de sódio no nível sérico pode reduzir.
O uso de DAONIL® (glibenclamida) pode causar prurido.
Com relação aos íons séricos, o uso de DAONIL® (glibenclamida) pode levar à uma diminuição do sódio sérico.
Podem ocorrer alterações do estado de atenção do paciente ao dirigir ou operar máquinas.
Se tais reações ocorrerem, o médico deve decidir se a terapia com DAONIL® (glibenclamida) deve ser descontinuada ou não.