Interações medicamentosas diclofenaco sódico

DICLOFENACO SÓDICO com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de DICLOFENACO SÓDICO têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com DICLOFENACO SÓDICO devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



(Inclusive interações observadas com outras formas farmacêuticas de diclofenaco sódico):
• lítio, digoxina: diclofenaco sódico pode elevar as concentrações plasmáticas de lítio e digoxina.
• diuréticos: assim como outros AINEs, diclofenaco sódico pode inibir a atividade de diuréticos. O tratamento concomitante com diuréticos poupadores de potássio pode estar associado à elevação dos níveis séricos de potássio, os quais devem portanto ser monitorizados.
• AINEs: a administração concomitante de AINEs sistêmicos pode aumentar a frequência de reações adversas.
• anticoagulantes: embora as investigações clínicas não pareçam indicar que diclofenaco sódico apresente uma influência sobre o efeito dos anticoagulantes, existem relatos de elevação no risco de hemorragias com o uso concomitante de diclofenaco e anticoagulantes. Consequentemente, nesses casos, é recomendável uma monitorização dos pacientes.
• antidiabéticos: estudos clínicos demonstraram que diclofenaco sódico pode ser administrado juntamente com agentes antidiabéticos orais sem influenciar seus efeitos clínicos. Entretanto, existem relatos isolados de efeitos hipo e hiperglicemiantes na presença de diclofenaco sódico, determinando a necessidade de ajuste posológico dos agentes hipoglicemiantes.
• metotrexato: deve-se ter cautela quando AINEs forem administrados menos de 24 horas antes ou após o tratamento com metotrexato, uma vez que a concentração sérica desse fármaco pode se elevar, aumentando assim a sua toxicidade.
• ciclosporina: os efeitos dos AINEs sobre as prostaglandinas renais pode aumentar a nefrotoxicidade da ciclosporina.
• antibacterianos quinolônicos: têm ocorrido relatos isolados de convulsões que podem estar associadas ao uso concomitante de quinolonas e AINEs.