Posologia de efortil

EFORTIL com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de EFORTIL têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com EFORTIL devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Solução oral – 7,5 mg/ml

Comprimidos – 5mg

EFORTIL comprimidos e solução oral devem ser ingeridos por via oral, com um pouco de líquido. Obtém-se um efeito especialmente rápido se forem ingeridos antes das refeições. Recomenda-se a seguinte posologia, a menos que seja prescrita outra dose.

EFORTIL comprimidos 5 mg:
Adultos e crianças acima de 6 anos: 1 a 2 comprimidos, 3 vezes ao dia.
Crianças entre 2 e 6 anos: 1/2 a 1 comprimido, 3 vezes ao dia.

EFORTIL solução oral (10 gotas = 5 mg):
Adultos e crianças acima de 6 anos: 10 a 20 gotas (5-10 mg), 3 vezes ao dia. Crianças entre 2 e 6 anos: 5 a 10 gotas (2,5-5 mg), 3 vezes ao dia.
Crianças com menos de 2 anos de idade: 2 a 5 gotas (1,25-2,50 mg), 3 vezes ao dia.
O frasco de EFORTIL solução oral vem acompanhado de um moderno tipo de gotejador, de fácil manuseio: basta colocar o frasco em posição vertical e deixar gotejar a quantidade desejada: (1) romper o lacre da tampa (2) virar o frasco (3) manter o frasco na posição vertical; para começar o gotejamento, bater levemente com o dedo no fundo do frasco.
___________________________________________________________________________

Solução injetável – 10 mg/ml

Se for indicado o uso intravenoso, deve-se preferir a aplicação por meio de infusão gota a gota. EFORTIL injetável não é compatível com solução de levulose.

Infusão intravenosa: a dose deve ser regulada de forma que se consiga atingir os valores de frequência do pulso e de pressão arterial requeridos e deve ser determinada separadamente para cada paciente. Recomenda-se que os pacientes que recebem infusão intravenosa sejam tratados em uma unidade de cuidados intensivos, com monitorização regular de ECG, pressão arterial e pressão venosa central.

Recomendam-se as seguintes velocidades de infusão:
Adultos e crianças maiores de 6 anos: 0,4 mg/min (0,2-0,6 mg/min)
Crianças de 2 a 6 anos: 0,2 mg/min (0,1-0,4 mg/min)
Crianças menores de 2 anos: 0,1 mg/min (0,05-0,2 mg/min)
Para a infusão deve-se utilizar solução fisiológica de NaCl, solução de Ringer com lactato, solução de glicose a 5% ou solução de xilitol a 10% sem nenhum aditivo suplementar.
Injeção intravenosa: em casos graves de colapso circulatório, EFORTIL pode ser administrado por injeção intravenosa lenta. Em adultos deve-se administrar a metade do conteúdo de uma ampola de 10 mg (=0,5 ml); as doses para crianças devem ser correspondentemente menores.

Injeção intramuscular e subcutânea:
Adultos: 1 ml
Crianças de 6 a 14 anos: 0,7-1 ml
Crianças de 2 a 6 anos: 0,4-0,7 ml
Crianças menores de 2 anos: 0,2-0,4 ml

Caso necessário, a dose deve ser repetida a intervalos de 1-3 horas.

Dose diária máxima: em geral, não devem ser excedidas as seguintes doses diárias máximas:
Adultos e crianças maiores de 6 anos: 50 mg
Crianças de 2 a 6 anos: 40 mg
Crianças menores de 2 anos: 30 mg