Posologia de elani 28

ELANI 28 com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de ELANI 28 têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com ELANI 28 devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Para que a máxima eficácia contraceptiva seja atingida, ELANI 28 deve ser tomado exatamente como indicado e os intervalos entre as tomadas não devem exceder 24 horas. A possibilidade de ovulação e concepção antes do início do tratamento deve ser considerada. Mulheres que não desejam engravidar após o término do tratamento devem ser advertidas a iniciar imediatamente com outro método contraceptivo. O tratamento com ELANI 28 consiste na administração de um comprimido diário, sempre no mesmo horário, de forma contínua, ficando o período de pausa a critério do médico.
Quando nenhum contraceptivo hormonal foi utilizado no mês anterior, o tratamento com ELANI 28 deve ser iniciado no primeiro dia de sangramento com a ingestão de um comprimido diário, sempre no mesmo horário, com auxílio de um pouco de líquido. ELANI 28 é eficaz a partir do primeiro dia de tratamento, se os comprimidos forem tomados a partir do primeiro dia do ciclo, como descrito. Não é necessária a utilização adicional de método contraceptivo.
Na troca de outro contraceptivo oral para ELANI 28 o início do tratamento deve ser feito de preferência no dia seguinte ao último comprimido ativo do contraceptivo oral combinado anterior ter sido ingerido ou, no máximo, no dia seguinte ao intervalo habitual sem comprimido ativo ou com comprimido inerte do contraceptivo oral combinado anterior.
Se a paciente estiver mudando de um método contraceptivo contendo somente progestagênio (minipílula, injetável, implante ou sistema intrauterino com liberação de levonorgestrel – SIU), proceder como descrito. A minipílula pode ser interrompida em qualquer dia e deve-se iniciar ELANI 28 no dia seguinte. No caso do implante ou do SIU, iniciar ELANI 28 no dia da remoção dos mesmos. No caso de utilização de contraceptivo injetável, esperar o dia programado para a próxima injeção e iniciar a utilização de ELANI 28. Em todas essas situações, recomenda-se usar um método de barreira durante os sete primeiros dias de administração dos comprimidos.
Pode ocorrer em casos isolados, sangramento de escape e/ou spotting, principalmente durante o início da utilização de ELANI 28 que, geralmente, cessa espontaneamente. A paciente deve, entretanto, continuar o tratamento com ELANI 28 em caso de sangramento irregular. O número e a intensidade do sangramento, geralmente, melhoram após quatro a cinco meses de tomada dos comprimidos no regime contínuo. Caso o sangramento persista por mais de sete dias ou recorra, faz-se necessário diagnóstico apropriado para excluir causas orgânicas. Há evidências de que o sangramento intenso ou persistente durante o regime contínuo são efetivamente melhor controlados com a adoção da pausa de três dias.
Se a paciente esquecer de tomar um comprimido no horário habitual, mas o atraso for menor que 12 horas, a proteção contraceptiva não será reduzida. A usuária deve ingerir imediatamente o comprimido esquecido e continuar o restante da cartela no horário habitual. Se houver transcorrido mais de 12 horas, a usuária deve ingerir imediatamente o comprimido esquecido, mesmo que signifique a ingestão de dois comprimidos num único dia. Os comprimidos restantes devem ser tomados no horário habitual. Neste caso, a proteção contraceptiva pode estar reduzida, devendo ser empregados adicionalmente métodos contraceptivos de barreira (por ex.: diafragma associado a um espermicida; ou preservativo masculino) por sete dias. Não devem ser utilizados os métodos de ritmo (tabelinha) e da temperatura. Se a paciente esquecer de tomar dois comprimidos, deverá tomar dois comprimidos no mesmo dia em que se lembrar e mais dois comprimidos no dia seguinte. Os comprimidos seguintes devem ser tomados no horário habitual. Adicionalmente, a usuária deve utilizar métodos contraceptivos de barreira (por ex.: diafragma associado a um espermicida; ou preservativo masculino) por sete dias. Não devem ser utilizados os métodos de ritmo (tabelinha) e da temperatura. Se a paciente esquecer de tomar três ou mais comprimidos, deverá continuar tomando um comprimido diário e não tomar os comprimidos esquecidos. Adicionalmente, a usuária deve utilizar métodos contraceptivos de barreira (por ex.: diafragma associado a um espermicida; ou preservativo masculino) por sete dias. Não devem ser utilizados os métodos de ritmo (tabelinha) e da temperatura.
ELANI 28 pode se administrado imediatamente após abortamento de primeiro trimestre, sem necessidade de adotar medidas contraceptivas adicionais. Após parto ou abortamento de segundo trimestre, é recomendável iniciar ELANI 28 no período de três a quatro semanas após o procedimento. No caso de começar em período posterior, deve-se aconselhar o uso adicional de um método de barreira nos sete dias iniciais de ingestão. Se já tiver ocorrido relação sexual, deve certificar-se de que a mulher não esteja grávida antes de iniciar o uso de ELANI 28 ou, então, aguardar a primeira menstruação. Devem ser observadas as advertências com relação ao uso de COCs durante a amamentação. Deve-se considerar que a administração de COCs no período imediatamente após o parto ou abortamento aumenta o risco de ocorrência de doenças tromboembólicas.
Se ocorrerem vômitos ou diarreia intensa após a ingestão de ELANI 28, as substâncias ativas podem não ter sido absorvidas adequadamente. Se o vômito ocorrer no período de duas horas após a ingestão do comprimido, seguir o mesmo procedimento indicado para o caso de esquecimento de um comprimido. Se a disfunção gastrintestinal for prolongada, deve-se considerar a mudança para outro método de contracepção.