Informações enalapril

ENALAPRIL com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de ENALAPRIL têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com ENALAPRIL devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



O Maleato de Enalapril é o sal maleato do enalapril, um derivado de dois aminoácidos, L-alanina e L-prolina. Após administração oral do comprimido, o enalapril é rapidamente absorvido e, a seguir, hidrolisado a enalaprilato, que é um inibidor da enzima conversora de angiotensina (ECA) altamente específico, de longa ação e não-sulfidrílico.
O Maleato de Enalapril é indicado no tratamento de todos os graus de hipertensão essencial e na hipertensão renovascular. Pode ser usado isoladamente, como terapia inicial, ou simultaneamente com outros anti-hipertensivos, particularmente diuréticos.
O Maleato de Enalapril também é indicado para o tratamento e a prevenção da insuficiência cardíaca.
Um estudo multicêntrico duplo-cego, controlado com placebo, sobre disfunção ventricular esquerda (“SOLVD”), avaliou os efeitos do Maleato de Enalapril em 6.797 pacientes. Dois mil, quinhentos e sessenta e nove pacientes com todos os graus de insuficiência cardíaca sintomática (principalmente leve a moderada, Classes II e III da “New York Heart Association” – NYHA) foram aleatoriamente selecionados para o estudo “Tratamento” e 4.228 pacientes com disfunção assintomática do ventrículo esquerdo foram aleatoriamente selecionados para o estudo “Prevenção”. Os resultados combinados demonstraram redução global do risco de ocorrência dos principais eventos isquêmicos. O Maleato de Enalapril reduziu tanto a incidência de infarto do miocárdio como o número de hospitalizações por angina pectoris instável em pacientes com disfunção ventricular esquerda.
Adicionalmente, no estudo “Prevenção”, o Maleato de Enalapril preveniu significativamente o desenvolvimento da insuficiência cardíaca sintomática e reduziu o número de hospitalizações por insuficiência cardíaca. No estudo “Tratamento”, o maleato de enalapril, adicionado à terapêutica convencional, reduziu significativamente a taxa global de mortalidade e hospitalização para insuficiência cardíaca e melhorou a classificação funcional baseada nos critérios da NYHA.
Em um estudo similar envolvendo 253 pacientes com insuficiência cardíaca grave (classe IV da NYHA), o Maleato de Enalapril demonstrou melhorar sintomas e reduzir significativamente a mortalidade.
As propriedades cardioprotetoras do Maleato de Enalapril foram demonstradas nesses estudos por meio de efeitos benéficos na sobrevida e no retardamento da progressão da insuficiência cardíaca em pacientes com disfunção cardíaca sintomática; no retardamento do desenvolvimento de insuficiência cardíaca sintomática em pacientes assintomáticos com disfunção ventricular esquerda; e na prevenção de eventos isquêmicos coronarianos em pacientes com disfunção ventricular esquerda, especificamente redução de incidência de infarto do miocárdio e de hospitalização de pacientes com angina pectoris instável.