Posologia de enalapril

ENALAPRIL com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de ENALAPRIL têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com ENALAPRIL devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



ORAL
Como a absorção dos comprimidos de Maleato de Enalapril não é afetada pela ingestão de alimentos, os comprimidos podem ser administrados antes, durante ou após as refeições.
Hipertensão essencial: A dose inicial é de 10 a 20 mg, dependendo do grau de hipertensão, e é administrada uma vez ao dia. Em hipertensão leve, a dose inicial recomendada é de 10 mg ao dia. Para outros graus de hipertensão, a dose inicial é de 20 mg ao dia. A posologia usual de manutenção é de um comprimido de 20 mg tomado uma vez ao dia. A posologia deve ser ajustada de acordo com as necessidades do paciente, até o máximo de 40 mg ao dia.
Hipertensão renovascular: Como a pressão arterial e a função renal nesses pacientes podem ser particularmente sensíveis à inibidores da ECA, o tratamento deve ser iniciado com uma dose inicial menor (por exemplo, 5 mg, ou menos). A posologia, então, deve ser ajustada de acordo com as necessidades do paciente. É presumível que a maioria dos pacientes responda a um comprimido de 20 mg ao dia. Para os pacientes hipertensos tratados recentemente com diuréticos, recomenda-se cautela (veja a seguir).
Terapia diurética concomitante em hipertensão: Pode ocorrer hipotensão sintomática em seguida à dose inicial de Maleato de Enalapril, principalmente em pacientes que vêm sendo tratados com diuréticos. Portanto, recomenda-se cautela nesses casos, pois esses pacientes podem estar depletados de sal ou volume. A terapia diurética deve ser descontinuada por 2 a 3 dias antes do início da terapia com Maleato de Enalapril. Se isso não for possível, a dose inicial de Maleato de Enalapril deve ser baixa (5 mg ou menos) para se determinar o efeito inicial sobre a pressão arterial. A posologia então deve ser ajustada às necessidades do paciente.
Posologia em insuficiência renal: Geralmente, o intervalo entre as doses de enalapril deve ser prolongado e/ou a posologia diminuída.
Disfunção Renal Depuração de Creatinina (ml/min) Dose inicial (mg/dia)
Leve Menor que 80 e maior que 30 5 – 10 mg
Moderada Menor ou igual a 30 e maior que 10 2,5 – 5 mg
Grave (normalmente estes pacientes estão sob diálise*) Menor ou igual a 10 2,5 mg nos dias de diálise **
*Veja Precauções- pacientes sob hemodiálise.
** O enaprilato é dialisável.
Nos dias em que o paciente não for submetido a diálise, a posologia deve ser ajustada à resposta da pressão rterial.
Insuficiência cardíaca/Disfunção ventricular esquerda assintomática: A dose inicial de Maleato de Enalapril em pacientes com insuficiência cardíaca sintomática ou disfunção ventricular esquerda assintomática é de 2,5 mg e deve ser administrada sob rígida supervisão médica, para se determinar o efeito inicial sobre a pressão arterial. Na ausência de, ou após tratamento efetivo da hipotensão sintomática conseqüente ao início da terapia da insuficiência cardíaca com Maleato de Enalapril, a dose deve ser aumentada gradualmente até a dose de manutenção habitual de 20 mg, dada em tomada única diária ou em duas doses divididas, conforme a tolerabilidade do paciente. Essa titulação da dose pode ser realizada em um período de 2 a 4 semanas, ou menos, se indicado pela presença de sinais ou sintomas residuais de insuficiência cardíaca. Em pacientes com insuficiência cardíaca sintomática, essa posologia foi eficaz para reduzir a mortalidade.
A pressão arterial e a função renal devem ser monitorizadas cuidadosamente tanto antes como depois de iniciar o tratamento com Maleato de Enalapril (veja PRECAUÇÕES), pois foram relatadas hipotensão e (mais raramente) insuficiência renal conseqüente. Em pacientes tratados com diuréticos, a dose deveria ser reduzida, se possível, antes de iniciar o tratamento com Maleato de Enalapril. O aparecimento de hipotensão após a dose inicial de Maleato de Enalapril não implica que ela ocorrerá durante a terapia crônica e não contra-indica o uso continuado de Maleato de Enalapril. O potássio sérico também deve ser monitorizado (veja INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS).