Posologia de epelin

EPELIN com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de EPELIN têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com EPELIN devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



APENAS PARA ADMINISTRAÇÃO ORAL.

Geral
A forma de ácido livre da fenitoína é usada em Epelin® suspensão oral.
Devido a um aumento de aproximadamente 8% no conteúdo de fármaco com a forma de ácido livre em relação ao sal sódico, ajustes de dose e monitoração dos níveis séricos podem ser necessários quando se alterar o tratamento de fenitoína em forma de ácido livre para fenitoína em forma de sal sódico e vice-versa.
A dose deve ser individualizada para obter benefício máximo. Em alguns casos, as determinações do nível sérico do fármaco podem ser necessárias para os ajustes da dose ótima.
O controle ótimo sem sinais clínicos de toxicidade ocorre com maior frequência dentro dos níveis séricos entre 10 e 20 mcg/mL, embora alguns casos leves de crise epiléticas tônico-clônica (grande mal) possam ser controlados com níveis séricos mais baixos de fenitoína.
Com a dose recomendada, pode ser necessário um intervalo de 7 a 10 dias para atingir níveis séricos estáveis (steady state) de fenitoína e não se recomenda fazer alterações de dose (aumentar ou diminuir) em intervalos de tempo inferiores a este.

Posologia em Pacientes Adultos Doses diárias divididas
AGITE BEM ANTES DE USAR.
Pacientes que não receberam tratamento prévio podem iniciar com 100 mg da suspensão oral (5 mL), 3 vezes ao dia. Em seguida, a dose deve ser ajustada de acordo com as necessidades individuais. Se necessário, pode ser realizado um aumento na dose para até 500 mg (25 mL) diariamente.

Dose inicial de ataque não-emergencial
Uma dose de ataque de Epelin® pode ser utilizada para início não-emergencial da terapia em adultos que necessitam de rápido estado de equilíbrio dos níveis séricos e quando não é desejável a administração intravenosa. Este esquema posológico deve ser reservado para pacientes internados em clínicas e hospitais; ou seja, locais onde os níveis séricos de fenitoína podem ser rigorosamente monitorados. Pacientes com história de disfunção renal ou hepática não devem receber esta dose inicial de ataque por via oral.
A dose de ataque recomendada é de 1 grama de Epelin®, dividida em 3 doses (400 mg, 300 mg, 300 mg) e administrada em intervalos de duas horas. A dose de manutenção normal é, então, instituída 24 horas após a dose inicial de ataque, com determinações frequentes dos níveis séricos.

Posologia em Pacientes Pediátricos
Inicialmente, 5 mg/kg/dia em 2 ou 3 doses igualmente divididas, com doses subsequentes individualizadas de no máximo 300 mg/dia. A dose diária de manutenção recomendada é de 4 a 8 mg/kg. Crianças acima de 6 anos e adolescentes podem necessitar da dose mínima de adultos (300 mg/dia). Se a dose diária não puder ser dividida por igual, a dose maior deve ser administrada na hora de dormir.

Uso em Pacientes Idosos
Considerar a orientação posológica para adultos.
Pacientes idosos podem apresentar sinais precoces de toxicidade devido à biotransformação hepática da fenitoína (vide item 5. Advertências e Precauções).

Dose Omitida
Caso o paciente esqueça de tomar Epelin® no horário estabelecido, deve tomá-lo assim que lembrar. Entretanto, se já estiver perto do horário de tomar a próxima dose, deve desconsiderar a dose esquecida e tomar a próxima. Neste caso, o paciente não deve tomar a dose duplicada para compensar doses esquecidas. O esquecimento de dose pode comprometer a eficácia do tratamento.