Interações medicamentosas abelcet suspensão injetável

ABELCET SUSPENSÃO INJETÁVEL com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de ABELCET SUSPENSÃO INJETÁVEL têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com ABELCET SUSPENSÃO INJETÁVEL devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Não foram conduzidos estudos formais de interação de ABELCETR com outras drogas. Entretanto, quando administradas concomitantemente, as drogas mencionadas em seguida são conhecidas por interagir com a anfotericina B, podendo assim, interagir com ABELCETR:
– Agentes antineoplásicos
O uso simultâneo de agentes antineoplasicos e anfotericina B pode aumentar o potencial para toxicidade renal, broncoespasmo e hipotensão. Deve-se ter muito cuidado quando da administração concomitante de agentes antineoplasicos e ABELCETR.
– Corticoesteróides e corticotropina (ACTH)
O uso concomitante de corticoesteroides ou corticotropina com anfotericina B pode potencializar a hipocalemia, que pode predispor o paciente a disfunção cardíaca; se usados concomitantemente com ABELCETR , os eletrólitos séricos e a função cardíaca devem ser estreitamente monitorados.
– Ciclosporina A
Dados de um estudo prospectivo do uso profilático de ABELCETR em 22 pacientes submetidos a transplante de medula óssea sugeriram que a instituição simultânea de Ciclosporina A e ABELCETR, nos dias posteriores a cirurgia, pode estar associada com nefrotoxicidade aumentada.
– Glicosídeos digitálicos
O uso concomitante de anfotericina B pode induzir hipocalemia e potencializar a toxicidade digitálica.
Quando administrados concomitantemente com ABELCETR, os níveis séricos de potássio devem ser estreitamente monitorados.
– Flucitosina
O uso concomitante de flucitosina com preparações contendo anfotericina B pode aumentar a toxicidade da flucitosina por uma possível elevação da sua captação celular e/ou comprometimento da sua excreção renal. Deve-se ter cautela na administração concomitante da flucitosina com ABELCETR.
Imidazóis (cetoconazol, miconazol, clotrimazol, fluconazol, etc)
Antagonismo entre anfotericina B e derivados imidazólicos tais como miconazol e cetoconazol, que inibem a síntese de ergosterol, foi reportado tanto em estudos in vitro quanto em animais in vivo. A importância clinica destes achados não foi determinada.
– Transfusões de leucócitos
Foi reportada toxicidade pulmonar aguda em pacientes que receberam anfotericina B intravenosa e transfusões de leucócitos. Não se deve administrar, ao mesmo tempo, transfusões de leucócitos e ABELCETR.
– Outros medicamentos nefrotóxicos
O uso simultâneo de anfotericina B e agentes tais como aminoglicosideos e pentamidina podem aumentar o potencial de toxicidade renal droga-induzida. O uso simultâneo de ABELCETR e aminoglicosideos ou pentamidina requer muito cuidado. Recomenda-se monitoração intensiva da função renal em pacientes que requeiram qualquer combinação de medicamentos nefrotoxicos.
– Relaxante músculo-esquelético
A hipocalcemia induzida pela anfotericina B pode aumentar o efeito curarizante dos relaxantes
musculos-esqueleticos (tubocurarina, por exemplo). Quando administrados simultaneamente com ABELCETR, os níveis de potássio sérico devem ser monitorados a intervalos frequentes.
– Zidovudina
Observaram-se aumentos da mielotoxicidade e da nefrotoxicidade em cães quando ABELCET
R (em doses 0.16 ou 0.5 vezes a dose humana recomendada) ou desoxicolato de anfotericina B (0.5 vezes a dose humana recomendada) foram administrados simultaneamente com zidovudina durante 30 dias. Ao se usar zidovudina e ABELCETR simultaneamente, as funções renais e hematológica devem ser monitoradas a intervalos frequentes.