Posologia de eritromicina

ERITROMICINA com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de ERITROMICINA têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com ERITROMICINA devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Adultos: A dose usual é 250mg a cada 6 horas, porém, de acordo com a gravidade da infecção, esta poderá ser aumentada até 4g ou mais por dia. Crianças: Idade, peso e gravidade da infecção são fatores importantes na determinação da posologia adequada. O esquema usual é de 30 a 50mg/kg por dia, dividido em 3 ou 4 doses a intervalos iguais. Contudo, para infecções mais graves, esta dosagem poderá ser dobrada. Se a administração foi indicada em 2 doses por dia, seja em adultos ou em crianças, a metade da dose total diária deverá ser dada a cada 12 horas. – Infecções por Estreptococos: No tratamento das infecções por Estreptococos hemolíticos do grupo A, um esquema terapêutico de eritromicina de no mínimo 10 dias deve ser administrado para prevenir-se a febre reumática ou glomerulonefrite.
Deverá ser salientada a importância da observância pelo paciente das doses indicadas. Na profilaxia contínua de infecções por Estreptococos em pessoas com história de doença reumática cardíaca, a dose é de 250mg, 2 vezes ao dia. Quando o produto é usado antes de cirurgia, para prevenir a endocardite causada por Estreptococos alfahemolíticos (Grupo Viridans), o esquema terapêutico para adultos é de 500mg antes da intervenção e 250mg a cada 8 horas, até completar 4 doses; para crianças pequenas, 40mg por dia, em doses divididas. – Sífilis Primária: 30 a 40g, administrados em doses dividas por um período de 10 a 15 dias. -Gonorréia: 500mg,4 vezes ao dia, durante 5 dias. – Desinteria Amebiana: 250mg, 4 vezes ao dia, durante 10 a 14 dias, para adultos. De 30 a 50mg por dia, em doses divididas, durante 10 a 14 dias, para crianças.