Reações adversas esclerovitan plus

ESCLEROVITAN PLUS com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de ESCLEROVITAN PLUS têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com ESCLEROVITAN PLUS devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Vitamina A
O uso de doses de vitamina A iguais ou superiores a 1.000.000Ul/dia, por três ou mais dias, pode provocar hipervitaminose aguda e a utilização de doses iguais ou superiores a 50.000UI, por 12 ou mais meses, hipervitaminose crônica. A intoxicação pela vitamina A manifesta-se por alterações cutaneomucosas, perda de cabelo, cefaleia, perturbações neurológicas (insônia, irritabilidade, diplopia), náuseas, vômitos, anorexia, fenômenos hemorrágicos, hipo ou hipermenorreéia, crises convulsivas, aumento da fotossensibilidade, dores articulares.

Vitamina B6
Neuropatia sensorial ou síndromes neuropáticas quando tomada em doses de 50mg a 2g por dia por tempo prolongado, progredindo desde andar vacilante e pés entorpecidos até adormecimento e desajeitamento das mãos; este quadro é reversível. Pode inibir a lactação por supressão da prolactina.

Vitamina E
Fadiga, fraqueza, náusea, tontura, cefaleia, visão turva, flatulência, diarreia, dermatite, aumento da mama em homens e mulheres.
A administração de vitamina E por períodos prolongados (dose diárias superiores a 400 mg) é associada com o desenvolvimento de visão turva, diarreia, fraqueza, fadiga, náusea, distensão abdominal e flatulência. Em casos raros, pode inclusive ocasionar cefaleia, prurido generalizado, dermatite e aumento das mamas em homens e mulheres, mesmo quando da utilização de doses terapêuticas usuais ou recomendadas.

Em casos de eventos adversos, notifique ao Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária – NOTIVISA, disponível em www.anvisa.gov.br/hotsite/notivisa/index.html ou para a Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal.