Informações espasmo dimetiliv

ESPASMO DIMETILIV com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de ESPASMO DIMETILIV têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com ESPASMO DIMETILIV devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Espasmo Dimetiliv® é um antiespasmódico e antiflatulento, indicado no combate aos espasmos de musculatura lisa do trato gastrintestinal e flatulência. O metilbrometo de homatropina é um derivado sintético da atropina, de ação anticolinérgica, que provoca o relaxamento da musculatura lisa do trato gastrintestinal, aliviando cólicas e espasmos, bloqueando a hipersecreção. É menos potente que a atropina em atividade muscarínica, mas é quatro vezes mais potente como ganglioplégico. Na forma de amônio quaternário, o metilbrometo de homatropina é absorvido de maneira irregular e só 10 a 25%, após dose oral.
O produto contém também simeticona, uma substância antiflatulenta, fisiologicamente inerte; que age diminuindo a tensão superficial das bolhas de gases, reduzindo seu tamanho, tornando, assim, sua passagem através do trato gastrintestinal menos dolorosa.
Desta forma, Espasmo Dimetiliv® atua sob os dois pontos principais produtores das cólicas e retenção de gases.
A simeticona não atravessa a barreira intestinal e nem interfere com a secreção gástrica ou com a absorção de nutrientes. É excretada pelas fezes, na forma inalterada.
A sua passagem através da barreira hematoencefálica é baixa. Sofre biotransformação hepática, por hidrólise enzimática.