Posologia de fagolipo

FAGOLIPO com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de FAGOLIPO têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com FAGOLIPO devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Em geral, um comprimido de FAGOLIPO® ao dia, aproximadamente uma hora antes do almoço. De acordo com o caso, poderá ser administrado meio a um comprimido, uma a duas horas antes do jantar. Outros esquemas posológicos poderão ser instituídos a critério médico.
A dose pode ser aumentada até um máximo de até 3 mg/d, dividida durante as refeições. Deve ser utilizada a menor dose efetiva possível. Após algumas semanas pode ocorrer o desenvolvimento de tolerância aos efeitos anoréxicos do fármaco. Nesse caso, não deve ser aumentada a dose, a fim de aumentar os efeitos clínicos. No caso de tolerância, o tratamento deverá ser descontinuado.
Não é recomendada a terapia prolongada com mazindol. Se não houver redução significativa do peso durante um período de quatro a seis semanas, é recomendada a interrupção da terapia. Quando a perda de peso continua durante este período, o fármaco pode ser utilizado por mais tempo. Muitos investigadores recomendam tratamento intermitente para atingir uma perda de peso adicional após alcançar-se um platô, apesar de regime, exercício, e outras medidas de suporte.
Embora alguns relatos sugiram os benefícios do mazindol sem restrição dietética, a perda de peso sustentada após a interrupção do tratamento com o fármaco somente poderá ser alcançada com programas dietéticos adequados, exercícios, e modificação do comportamento.
Uso em insuficiência hepática: o mazindol é extensivamente metabolizado no fígado, portanto, ajustes de dose devem ser considerados em pacientes com doença hepática grave.