Indicações fansidar

FANSIDAR com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de FANSIDAR têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com FANSIDAR devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Tratamento e profilaxia da malária.
Fansidar (Sulfadoxina + Pirimetamina) é também eficaz em infecções causadas por Toxoplasma gondii e na profilaxia de pneumonia por Pneumocystis carinii.
Tratamento da malária
Fansidar (Sulfadoxina + Pirimetamina) está indicado no tratamento da malária por P. falciparum, quando a infecção ocorre em área de resistência à cloroquina.
Profilaxia da malária
Está indicado para viajantes que se destinam a áreas onde a malária por P. falciparum resistente à cloroquina é endêmica.
Sempre que se desejar fazer profilaxia da malária, deve ser considerada a situação da doença, a possibilidade de ocorrência de efeitos colaterais e, em particular, a tendência à resistência na área para a qual se destina o viajante. Até o momento, não existe nenhum agente antimalárico que proteja totalmente o paciente contra a malária, mas a administração consciente de medicamentos profiláticos pode, habitualmente, prevenir uma evolução da doença. As mulheres grávidas devem ser alertadas para o risco de contrair a doença e aconselhadas a não fazer viagens desnecessárias para as zonas endêmicas.