Posologia de fansidar

FANSIDAR com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de FANSIDAR têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com FANSIDAR devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Posologia
a) Tratamento curativo da malária com dose única
DOSE ÚNICA
comprimidos ampolas

Adultos 3 3
Crianças com 5 – 10 kg 1/2 1/2
Crianças com 11 – 20 kg 1 1
Crianças com 21 – 30 kg 1 e 1/2 1 e 1/2
Crianças com 31 – 45 kg 2 2
As ampolas devem ser aplicadas em injeção intramuscular profunda. Não devem ser adicionadas a soluções para infusão venosa.
b) Profilaxia ou tratamento supressivo da malária
As doses indicadas no quadro a seguir devem ser tomadas como dose única.
Pessoas semi-imunes
de 4 em 4 semanas Pessoas não imunes
1 vez por semana

Adultos (de acordo com o peso) 2 – 3 comprimidos 1 comprimido
Doses mais altas para pessoas com mais de 60 kg de 4 em 4 semanas de 2 em 2 semanas
Crianças com 5 – 10 kg 1/2 comprimido 1/2 comprimido
Crianças com 11 – 29 kg 1 comprimido 1 comprimido
Crianças com 30 – 45 kg 2 comprimidos 1 e 1/2 comprimidos
Para profilaxia da malária, a primeira dose de Fansidar (Sulfadoxina + Pirimetamina) deve ser administrada 1 semana antes da viagem para a área endêmica; a administração deve ser continuada conforme o esquema posológico mencionado, durante o período de permanência na área e nas 6 primeiras semanas após o retorno.
Para conseguir resposta terapêutica mais rápida e evitar recaídas (recrudescências), recomenda-se administrar quinina concomitantemente, na posologia usual durante 3 a 7 dias, por via oral ou, em casos graves, por infusão venosa.
Duração da profilaxia ou do tratamento supressivo: no máximo durante 2 anos, pois não existe, até o momento, nenhuma experiência de administração durante período mais prolongado.
c) Tratamento de toxoplasmose
O seguinte esquema posológico tem demonstrado ser eficaz em adultos: 2 comprimidos uma vez por semana durante 6 a 8 semanas (quando existe comprometimento do SNC, associar espiramicina na dose de 3 g por dia durante 3 a 4 semanas).
Até o momento não existe experiência em crianças.
d) Profilaxia de infecção por Pneumocystis carinii
Crianças: 40 mg/kg (tomando-se como base a sulfadoxina) a cada 2 semanas.
Dosagem proposta para adultos: 1 a 2 comprimidos por semana.