Reações adversas fansidar

FANSIDAR com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de FANSIDAR têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com FANSIDAR devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Nas doses recomendadas o Fansidar (Sulfadoxina + Pirimetamina) é, geralmente, muito bem tolerado. Como acontece com outros produtos que contêm sulfonamidas e/ou pirimetamina, podem ocorrer as seguintes reações adversas ou de hipersensibilidade:
– Reações cutâneas: erupção cutânea, prurido e discreta queda de cabelo têm sido observados. Essas reações são normalmente brandas e desaparecem espontaneamente com a retirada da medicação. Em raríssimos casos, particularmente em pacientes hipersensíveis, podem ocorrer reações graves, às vezes letais, como o eritema multiforme, a síndrome de Stevens-Johnson e a síndrome de Lyell.
– Reações gastrintestinais: sensação de plenitude, náuseas, raramente vômitos, estomatite. Têm sido descritos casos isolados de hepatite ocorrendo na vigência de tratamento com Fansidar (Sulfadoxina + Pirimetamina).
– Reações hematológicas: em raros casos têm sido observadas leucopenia (usualmente assintomática), trombocitopenia e anemia megaloblástica. Em casos extremamente raros estas reações tomam a forma de agranulocitose e púrpura. Geralmente, todas estas reações regridem com a suspensão do medicamento.
– Outras reações adversas: cansaço, cefaléias, febre e polineurite podem ocorrer ocasionalmente.
QUANDO A CLOROQUINA É ASSOCIADA AO FANSIDAR (SULFADOXINA + PIRIMETAMINA) OBSERVA-SE AUMENTO DA INCIDÊNCIA E DA GRAVIDADE DAS REAÇÕES ADVERSAS.