Posologia de farlutal

FARLUTAL com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de FARLUTAL têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com FARLUTAL devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



O uso combinado de estrogênio/progesterona no tratamento de mulheres na pósmenopausa deve se limitar a menor dose eficaz e na menor duração consistente com as metas do tratamento e os riscos individuais para cada paciente e deve ser periodicamente avaliado (vide “Advertências e Precauções”).
São recomendados avaliações periódicas com freqüência e natureza adaptadas para cada paciente(vide “Advertências e Precauções”).
Não é recomendado administrar progesterona a uma paciente sem um útero intacto, a menos que haja um diagnóstico prévio de endometriose.

Terapia hormonal na menopausa
Para mulheres tomando 0,625 mg de estrogênio conjugado ou um equivalente diário de outro estrogênio, Farlutal® (acetato de medroxiprogesterona) pode ser administrado em um dos seguintes esquemas:
– Administração contínua: 2,5 – 5 mg/dia.
– Administração sequencial: 5 – 10 mg/dia por 10 a 14 dias consecutivos a cada 28 dias ou a cada ciclo mensal.

Tratamento da amenorréia secundária
Doses orais de 2,5 – 10 mg/dia durante 5 a 10 dias, por 3 ciclos consecutivos. Em pacientes com hipotrofia do endométrio, estrogênio deve ser administrado concomitantemente à terapia com Farlutal®. A dose para induzir a fase secretória do endométrio é de 10 mg/dia durante 10 dias. Nos casos de hipofoliculinismo, associar estrógenos. Na amenorreia secundária, a terapêutica pode ser iniciada a qualquer tempo.

Hemorragia uterina disfuncional
Farlutal® pode ser administrado em doses orais de 2,5 – 10 mg/dia, por 5 a 10 dias, por 2 a 3 ciclos e então, a terapia deve ser descontinuada para se verificar se o sangramento regrediu. Se o sangramento provém de um endométrio pouco proliferativo, estrogênio deve ser administrado concomitantemente à terapia com Farlutal®.

Uso em pacientes com Insuficiência Hepática
Não foram realizados estudos clínicos para avaliar o efeito do acetato de
medroxiprogesterona e a farmacocinética em pacientes com doença hepática. Contudo, o acetato de medroxiprogesterona é quase exclusivamente eliminado pelo metabolismo hepático e os hormônios esteroides podem ser pouco metabolizados em pacientes com insuficiência severa hepática (vide “Contra-Indicações”).

Uso em pacientes com Insuficiência Renal
Não foram realizados estudos clínicos para avaliar o efeito do acetato de medroxiprogesterona e a farmacocinética em pacientes com doença renal. Contudo, sendo o acetato de medroxiprogesterona é quase exclusivamente eliminado pelo metabolismo hepático, não é necessário ajuste de dose em pacientes com insuficiência renal.

Uso em Pacientes Idosas
Às pacientes idosas aplicam-se todas as recomendações acima descritas.