Interações medicamentosas ferronil

FERRONIL com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de FERRONIL têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com FERRONIL devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



O ácido ascórbico aumenta a absorção do ferro medicinal, no entanto essa maior absorção está associada a um aumento da incidência de efeitos adversos.
Medicamentos contendo alumínio, magnésio ou citrato de bismuto diminuem a abosrção de ferro.
O ferro reduz a absorção das tetraciclinas orais, das quinolonas (ciprofloxacino) e ainda, a eficácia da penicilina. Ao se fazer uso de tetraciclina deve ser respeitado um período de tempo de pelo menos 3 horas para administração do sulfato ferroso.
O uso conjunto de alopurinol com sulfato ferroso poderá ocasionar acúmulo de ferro no fígado.
O uso concomitante com cimentidina, omeprazol, metildopoa, também reduz a absorção do ferro, enquanto que o álcool favorece sua absorção. O tratamento concomitante com cloranfenicol retarda a absorção do ferro.
A levodopa e a vitamina E interferem no efeito terapêutico do ferro.