Informações flucazol

FLUCAZOL com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de FLUCAZOL têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com FLUCAZOL devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



O produto é indicado no tratamento de candidíase, meningite criptocócica e dermatofitose.
Conservar a embalagem fechada, em temperatura ambiente, entre 15o e 30oC, protegida da luz. Proteger as cápsulas da umidade. A infusão não deve ser congelada e nem misturada com outras drogas.
O prazo de validade é de 24 meses a partir da data de fabricação, impressa na embalagem. Não utilize medicamento com prazo de validade vencido.
O Flucazol é contra-indicado a pacientes com conhecida hipersensibilidade ao fármaco ou aos compostos triazólicos e a qualquer um dos componentes da fórmula. Informar ao médico qualquer reação alérgica ocorrida com o uso anterior de medicamentos.

O aparecimento de reações desagradáveis como náusea, dor abdominal, diarréia, flatulência e erupção cutânea, deve ser informado ao médico.
O uso na gravidez é contra-indicado, exceto no julgamento do médico, em pacientes com infecções fúngicas graves ou que apresentem risco de vida e nos quais os potenciais benefícios possam superar os possíveis riscos ao feto. Informar o médico da ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término.
Em mulheres lactantes o uso não é recomendado, pois o fluconazol é encontrado no leite materno em concentrações similares às do plasma.
Descrição e Propriedades Farmacodinâmicas
O Fluconazol é um agente antifúngico triazólico, inibidor potente e específico da síntese fúngica de esteróides.
O Fluconazol é bem absorvido e os níveis plasmáticos e de biodisponibilidade sistêmica estão acima de 90% dos níveis obtidos após administração intravenosa.
As propriedades farmacocinéticas do Fluconazol por via oral ou intravenosa são similares.
Em jejum os picos de concentração plasmática ocorrem entre 0,5 e 1,5 hora após a dose, com meia-vida de eliminação plasmática de aproximadamente 30 horas. As concentrações plasmáticas são proporcionais à dose. Após 4 a 5 dias, com múltiplas doses únicas diárias, são obtidos 90% das concentrações no estado de equilíbrio.
A administração de uma dose maciça (no primeiro dia), equivalente ao dobro da dose diária usual, atinge níveis plasmáticos de aproximadamente 90% das concentrações no estado de equilíbrio no segundo dia. O volume aparente de distribuição aproxima-se do volume total corpóreo de água. A ligação às proteínas plasmáticas é baixa (11 – 12%).
O Fluconazol apresenta boa distribuição em todos os fluidos corpóreos estudados. Os níveis de Fluconazol na saliva e escarro são similares aos níveis plasmáticos. Em pacientes com meningite fúngica os níveis de Fluconazol no líquor são aproximadamente 80% dos níveis plasmáticos correspondentes.
O Fluconazol é excretado principalmente pela urina, com aproximadamente 80% da dose administrada na forma de droga inalterada. O “clearance” do Fluconazol é proporcional ao “clearance” da creatinina. Não há evidência de metabólitos circulantes.
A longa meia-vida de eliminação plasmática serve de suporte para a terapia de dose única diária para todas as indicações. Esta droga é altamente específica para as enzimas dependentes do citocromo fúngico P450. Dose diária de 50 mg de Fluconazol até 28 dias demonstrou não afetar as concentrações plasmáticas de testosterona nos homens, ou as concentrações de esteróides em mulheres em idade reprodutiva. O Fluconazol, em doses de 200 a 400 mg diários, não afeta de modo clinicamente significativo os níveis de esteróides endógenos ou a resposta estimulada do hormônio adrenocorticotrófico (ACTH) em voluntários normais do sexo masculino.