Reações adversas hidrion

HIDRION com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de HIDRION têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com HIDRION devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



No início do tratamento, a diurese excessiva pode conduzir a distúrbios circulatórios com sintomas de hipovolemia, tais como cefaleia, tonteira, lipotímia e hipotensão postural. Em casos extremos, pode levar à desidratação e hipovolemia ou à hemoconcentração com trombofilia. Entretanto, com a posologia individualizada, reações agudas não são esperadas.
A deficiência de potássio, mesmo com a reposição proporcionada pelo Hidrion®, pode manifestar-se através de sintomas como vômitos, anorexia, fraqueza, letargia, cãibras ou arritmias cardíacas; em casos severos, íleo paralítico ou alterações do nível de consciência até o coma.
O aumento das perdas renais de cálcio provocado pela furosemida pode levar à hipocalcemia. Isto pode desencadear um aumento do estado de irritabilidade neuromuscular, acompanhado de tetania em casos raros.
Da mesma forma que com outros diuréticos, o tratamento com a furosemida pode induzir a uma elevação transitória na creatinina e ureia séricas. Em casos raros, a furosemida pode levar a intolerância à glicose.
Após terapia prolongada, o balanço eletrolítico e hídrico pode ser prejudicado como resultado da diurese aumentada (excreção de sódio). Os níveis de colesterol e triglicerídeos séricos podem apresentar-se elevados. Casos isolados de pancreatite aguda devido à furosemida foram relatados. Distúrbios de audição e/ou tinidos após uso de furosemida são raros e, na maioria dos casos, reversíveis com a interrupção do medicamento.
Alcalose metabólica hipoclorêmica. Outras reações adversas relatadas são: diarreia, reações de hiperssensibilidade, fotossensibilidade, vasculite, febre, nefrite intersticial, alterações da coagulabilidade sanguínea, citopenias e anemia hemolítica.

Em caso de eventos adversos, notifique ao Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária – NOTIVISA, disponível em www.anvisa.gov.br, ou para a Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal.