Posologia de hidroclorotiazida

HIDROCLOROTIAZIDA com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de HIDROCLOROTIAZIDA têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com HIDROCLOROTIAZIDA devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



A terapia deve ser individualizada de acordo com a resposta do paciente. A dose deve ser ajustada para se obter a resposta terapêutica desejada, bem como para determinar a menor dose capaz de manter esta resposta.
Adultos:
Hipertensão
-Dose inicial: 50 a 100 mg/dia, em uma só tomada pela manhã ou em doses fracionadas. Após 1 semana ajustar a posologia até se conseguir a resposta terapêutica desejada sobre a pressão sanguínea. Quando a hidroclorotiazida é usada com outro agente anti-hipertensivo, a dose deste último deve ser reduzida para prevenir a queda excessiva da pressão arterial.
Edema
-Dose inicial: 50 a 100mg uma ou duas vezes ao dia, até obter o peso seco do paciente. -Dose de manutenção: a dose de manutenção varia de 25 a 200 mg por dia ou em dias alternados, de acordo com a resposta do paciente. Com a terapia intermitente é menor a probalidade de ocorrência de distúrbios hidroeletrolíticos.
Lactentes e crianças
-Até 2 anos de idade: dose diária total de 12,5 a 25 mg administrada em duas tomadas.
-De 2 a 12 anos de idade: dose de 25 a 100mg, administrada em duas tomadas.
-A dose pediátrica diária usual deve ser baseada em 2 a 3 mg/kg de peso corporal, ou a critério médico, dividida em duas tomadas.