Contra-indicações hipertil

CONTRA- HIPERTIL com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de CONTRA- HIPERTIL têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com CONTRA- HIPERTIL devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Hipertil® é contraindicado:
Para pacientes com hipersensibilidade ao delapril ou a outros inibidores da ECA, ao manidipino ou a outros di-hidropiridínicos ou aos demais componentes do produto;
Histórico de edema angioneurótico associado com a utilização prévia de inibidores da ECA;
Edema angioneurótico hereditário ou idiopático;
Insuficiência renal grave (clearance de creatina < 10 mL/min);
Diálise;
Transplante de rim;
Insuficiência hepática grave;
Estenose bilateral da arteríola renal ou estenose unilateral em caso de rins solitários;
Estenose da válvula mitral ou aórtica hemodinamicamente relevante / Hipertrofia cardiomiopática;
Choque cardiogênico;
Insuficiência cardíaca congestiva não tratada;
Angina pectoris instável ou infarto do miocárdio (durante as primeiras 4 semanas);
Hiperaldosteronismo primário;
Segundo e terceiro trimestre de gravidez;
Lactação;
Uso em crianças e adolescentes (< 18 anos);
Uso concomitante com medicamentos contendo alisquireno em pacientes com diabetes ou insuficiência renal (GFR < 60 mL/min/1,73 m2).

Este medicamento é contraindicado para uso por crianças e adolescentes (< 18 anos).

Gravidez e Lactação
O produto é contraindicado durante o período de gravidez ou de lactação.
A terapia com inibidores da ECA não deve ser iniciada durante a gravidez. A não ser que a terapêutica com IECA seja considerada essencial, nas pacientes que planejam engravidar a medicação deve ser substituída por terapia anti-hipertensora que possua perfil de segurança estabelecido para utilização na gravidez. Quando a gravidez é diagnosticada, o tratamento com IECA deve ser interrompido imediatamente e, se for o caso, a terapia alternativa deve ser iniciada.
Dicloridrato de manidipino – Categoria de Risco C – Não foram realizados estudos em animais e nem em mulheres grávidas; ou então, os estudos em animais revelaram risco, mas não existem estudos disponíveis realizados em mulheres grávidas.
Cloridrato de delapril – Categoria de Risco D – O fármaco demonstrou evidências positivas de risco fetal humano, no entanto os benefícios potenciais para a mulher podem, eventualmente, justificar o risco, como por exemplo, em casos de doenças graves ou que ameaçam a vida, e para as quais não existam outras drogas mais seguras.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica. Informe imediatamente seu médico em caso de suspeita de gravidez.