Posologia de hormotrop

HORMOTROP com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de HORMOTROP têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com HORMOTROP devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



A dose é individualizada, com base no peso corpóreo ou na área da superfície corporal e deve sempre ser ajustada de acordo com resposta individual ao tratamento.
Como regra geral, recomenda-se uma injeção subcutânea diariamente, administrada à noite.
Recomenda-se alterar o local das aplicações a cada dia, para evitar lipoatrofia vide “ Precaução na administração – PRECAUÇÕES E ADVERTÊNCIAS ”.
Alternativamente, HORMOTROP® (somatropina) pode ser administrado por via intramuscular, três vezes por semana.
Três UI correspondem a um miligrama de somatropina, de modo que HORMOTROP® 4 UI contém 1,33 mg de somatropina por frasco- ampola e HORMOTROP® 12 UI contém 4 mg de somatropina por frasco-ampola.

Doses recomendadas:
Deficiência de hormônio de crescimento:
Injeção subcutânea: 0,07 – 0,1 UI/kg de peso corporal (0,023 – 0,033 mg/kg de peso corporal), 6 a 7 vezes por semana ou 2 – 3 UI/m2de superfície corporal (0,67 – 1 mg/m2 de superfície corporal), 6 a 7 vezes por semana.
Injeção intramuscular: 0,14 – 0,2 UI/kg de peso corporal (0,047 – 0,067 mg/kg de peso corporal), 3 vezes por semana ou 4 – 6 UI/m2 de superfície corporal (1,33 – 2 mg/m2 de superfície corporal), 3 vezes por semana.

Reconstituição e soluções compatíveis:
Instruções para reconstituição:
Para reconstituir o produto deve-se retirar exatamente 1 mL (para HORMOTROP® 4 UI) ou 2 mL (para HORMOTROP® 12 UI) do diluente (água para injetáveis ou diluente bacteriostático)com uma seringa estéril, injetando-o dentro do frasco de HORMOTROP®(somatropina), direcionando o jato para a parede do frasco, fazendo movimentos leves e circulares no frasco; não agitar vigorosamente. Soluções turvas ou com partículas não devem ser utilizadas.
Caso utilizado em neonato deverá ser utilizado par reconstituição do produto apenas água para injetáveis e a ampola do diluente bacteriostático não deve ser utilizada, pois o álcool benzílico presente no diluente bacteriostático presenta toxidade para neonatos.
Após o pó liófilo ter sido dissolvido em 1 mL (para HORMOTROP® 4 UI) ou 2 mL (para HORMOTROP® 12 UI) de diluente bacteriostático ou água para injetáveis, as soluções finais terão 4UI (1,33 mg) e 6 UI (2 mg) de somatropina por mL, respectivamente.
Utilize somente a quantidade recomendada de diluente bacteriostático ou água para injetáveis (1 mLara- p HORMOTROP® 4 UI, ou 2 mL – para HORMOTROP® 12 UI). Caso sobre diluente na ampola de diluente bacteriostático, esta sobra deverá ser descartada.

Instruções para abertura da ampola do diluente bacteriostático:
Segurar o corpo da ampola com uma das mãos deixando-a na posição de aproximadamente 45° (minimizando o risco de que partículas caiam dentro da ampola no momento da abertura).
Com o dedo indicador envolver a parte superior da ampola (balão) e, com a ponta do dedo polegar, fazer apoio no estrangulamento. Puxar para trás.