Interações medicamentosas imuran

IMURAN com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de IMURAN têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com IMURAN devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



ribavirina
ribavirina inibe a enzima inosina monofosfato desidrogenase (IMPDH), levando a uma menor produção de nucleotídeos 6-tioguanina ativos. Mielossupressão grave foi relatada após a administração concomitante de Imuran® e ribavirina. Portanto, a coadministração não é aconselhável (ver Advertências e Precauções e Farmacocinética: Metabolismo).

Agentes citostáticos / mielossupressores
Quando possível, deve ser evitada a administração concomitante de drogas citostáticas ou drogas que possam ter efeito mielossupressor como a penicilamina. Existem dados clínicos conflitantes a respeito da interação entre Imuran® e o co-trimoxazol, que poderia resultar em uma grave anormalidade hematológica.
Houve um relato sugerindo que anormalidades hematológicas podem ocorrer com a administração concomitante de Imuran® e inibidores da ECA, como o captopril.
Sugeriu-se que a cimetidina e a indometacina podem ter efeitos mielossupressores que podem ser aumentados pela administração concomitante com Imuran®.

alopurinol/ oxipurinol/ tiopurinol
A atividade da xantina-oxidase é inibida pelo alopurinol, oxipurinol e/ou tiopurinol, o que resulta em redução da conversão do ácido tioinosínico, biologicamente ativo, em ácido 6-tioúrico, biologicamente inativo. Quando o alopurinol, oxipurinol e/ou tiopurinol são administrados concomitantemente com a mercaptopurina ou Imuran®, a dose de mercaptopurina e Imuran® deve ser reduzida para um quarto da dose original.

aminossalicilatos
Como existem evidências in vitro e in vivo de que os derivados de aminossalicilatos (por exemplo, olsalazina, mesalazina ou sulfasalazina) inibem a enzima TPMT (tiopurina metil transferase), eles devem ser administrados com cuidado a pacientes que estejam recebendo terapia simultânea com Imuran® (veja Precauções e Advertências).

metotrexato
metotrexato (20 mg/m² por via oral) aumentou a AUC de 6-mercaptopurina aproximadamente 31%, e metotrexato (2 ou 5 g/m² por via intravenosa) aumentou a AUC de 6-mercaptopurina em 69% e 93%, respectivamente. Portanto, quando IMURAN for administrado concomitantemente com metotrexato em dose alta, a dose deve ser ajustada, para manter-se uma contagem de leucócitos adequada.

Agentes de bloqueio neuromuscular
Imuran® pode potencializar o bloqueio neuromuscular produzido por agentes despolarizantes, como a succinilcolina, e reduzir o bloqueio produzido por agentes não-despolarizantes, como a tubocurarina.
Há uma considerável variação da potência desta interação.

Efeito de azatioprina sobre outros fármacos
Anticoagulantes, como a varfarina
Uma inibição do efeito anticoagulante da varfarina e acenocumarol foi relatada quando administrada em conjunto com Imuran®. Portanto, doses mais altas de anticoagulantes podem ser necessárias. Recomenda-se que os testes de coagulação sejam rigorosamente monitorados quando anticoagulantes forem administrados com Imuran®.

Outras interações
Há evidências de que a furosemida pode prejudicar in vitro o metabolismo da azatioprina pelo tecido hepático humano. A relevância clínica deste achado ainda é desconhecida.

Vacinas
A atividade imunossupressora de Imuran® pode resultar em uma resposta atípica e potencialmente deletéria a vacinas vivas. Desta forma, a administração de vacinas vivas a pacientes que estejam recebendo terapia com Imuran® é, teoricamente, contraindicada.
Tem-se observado uma redução da resposta a vacinas com agentes inativos, semelhante à resposta à vacina contra a Hepatite B, em alguns pacientes tratados com uma combinação de azatioprina e corticosteróides.
Um pequeno estudo clínico indicou que as doses terapêuticas habituais de Imuran® não afetam deleteriamente a resposta a vacinas polivalentes para pneumococos, baseado na avaliação da concentração média de anticorpos específicos anti-capsulares.