Posologia de indinavir

INDINAVIR com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de INDINAVIR têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com INDINAVIR devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



A dose recomendada de Sulfato de Indinavir é de 800 mg (2 cápsulas de 400 mg) por via oral a cada 8 horas. A dose não é alterada na utilização em monoterapia ou terapia combinada com outros agentes anti-retrovirais. A atividade anti-retroviral do Sulfato de Indinavir pode ser aumentada quando utilizado em combinação com inibidores de transcriptase reversa aprovados. Para obter a melhor absorção, o Sulfato de Indinavir deve ser administrado somente com água (sem alimentos), 1 hora antes ou 2 horas depois da refeição. Alternativamente o Sulfato de Indinavir pode ser tomado com outros líquidos como leite desnatado, sucos, café, chá, etc; ou com uma refeição leve do tipo torrada com geléia e chá ou leite desnatado com sucrilhos. Mas nunca se deve tomar o Sulfato de Indinavir com uma refeição rica em calorias, gorduras e proteínas pois isto diminui sua absorção.
Recomenda-se que o paciente tome pelo menos 1,5 L de água por dia para se assegurar uma hidratação adequada.

Terapia concomitante:
Cetoconazol: deve ser considerada uma redução de dose do Sulfato de Indinavir para 600 mg a cada 8h horas quando este for administrado em conjunto com o cetoconazol, pois ocorre um aumento da concentração plasmática do Indinavir
Didanosina: se o Indinavir e a Didanosina forem administrados em terapia combinada, devem ser tomados com um intervalo de pelo menos 1 hora, pois na formulação da Didanosina existem agentes tamponantes que elevam o pH do estômago e com isso a absorção do Indinavir fica comprometida.
Rifabutina: recomenda-se uma redução da dose de rifabutina para a metade da dose padrão se ela for administrada em conjunto com o Indinavir (consultar a bula de rifabutina).

Nefrolitíase: além da hidratação adequada (pelo menos 1,5L de água por dia) o médico deve considerar a possibilidade da interrupção temporária do tratamento (por exemplo, por 1-3 dias) durante o episódio agudo de nefrolitíase ou até mesmo a descontinuação da terapia se julgar necessário.

Insuficiência hepática: a dose de Indinavir deve ser reduzida para 600 mg a cada 8 h em pacientes com insuficiência hepática leve a moderada, devido à cirrose.