Contra-indicações kaloba

CONTRA- KALOBA com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de CONTRA- KALOBA têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com CONTRA- KALOBA devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Kaloba® contém extrato padronizado EPs® 7630, das raízes de Pelargonium sidoides DC. Esta planta, originária da África do Sul, é utilizada na medicina popular e tem sido aplicada particularmente para o tratamento de doenças do sistema respiratório. O extrato padronizado EPs® 7630 é rico em cumarinas hidroxiladas, flavonóides, leucoantocianidinas, esterinas, aminas biogênicas, óleos essenciais e compostos fenólicos e polifenólicos.
Os resultados de investigações pré-clínicas indicam que a atividade farmacológica de Kaloba® inclui moderados efeitos antimicrobianos de amplo espectro e marcante modulação da resposta imune não-específica, especialmente com propriedades imunomoduladoras ou imunorrestauradoras.
Além disso, verificou-se que o extrato de Pelargonium sidoides (EPs 7630) exerce ação protetora contra lesões do tecido no contexto da defesa contra infecções, tendo portanto uma possível influência positiva no processo de cura.
Os seguintes efeitos de Kaloba® foram demonstrados in vitro:
-Mecanismos de estímulo da resposta imune inespecífica
-estímulo da frequência dos batimentos ciliares das células epiteliais;
-modulação da síntese de interferon e citocinas;
-estímulo da atividade de células natural killers;
-estímulo da atividade fagocitária, expressão das células de adesão e da quimiotaxia.
-Efeitos antimicrobianos
-moderadas propriedades antiviral e antimicrobiana;
-aumento da adesão de Streptococcus A a células não vitais (descamativas). Inibição da adesão desse micro- organismo a células vitais (não-descamativas);
-inibição da β–lactamase.

-Ação protetora de tecidos
-inibe a elastase de leucócitos humanos;
-apresenta propriedades antioxidantes.
Comprovou-se, ainda, que o extrato de Pelargonium sidoides (EPs 7630) presente em Kaloba® proporciona indução potencial do TNF e apresenta importantes atividades similares ao interferon em sobrenadantes de macrófagos ativados derivados da medula óssea. Além disso, um imunoensaio enzimático específico demonstrou que o EPs® 7630 estimula a síntese de interferon-β (IFN-β) emcélulas específicas. Com o ácido gálico, um componente característico do EPs® 7630, evidenciou-se expressão de transcrições de iNOS e de TNF-α em células específicas estimuladas e, portanto, ativação em nível transcricional.
Kaloba®, como a maioria dos extratos vegetais, é uma mistura de vários componentes, tendo sido identificados cerca de 20 constituintes. Assim, o extrato total deve ser considerado como o agente ativo do extrato de Pelargonium sidoides (EPs 7630). Devido à complexa composição do EPs 7630, associada a possíveis interações sinergísticas entre os vários componentes e ao fato de ainda não ter sido identificado em estudos apropriados nenhum componente passível de uso como agente farmacológico principal, não há disponibilidade de estudos farmacocinéticos apropriados. Muitos compostos só estão presentes em concentração muito baixa no extrato total (como é o caso das cumarinas) ou desafiam a detecção por análise devido à sua estrutura química ou devido à sua ubiquidade (como é o caso dos taninos). Por esse motivo, também não estão disponíveis dados farmacocinéticos sobre as substâncias individuais presentes no extrato vegetal de Pelargonium sidoides D.C. EPs® 7630.
Além do mais, como o extrato de Pelargonium sidoides é administrado na forma de solução oral, é provável que grande parte do efeito farmacodinâmico provenha da atividade localizada na cavidade oral e na garganta, o que não é possível determinar por meio de estudos farmacocinéticos sistêmicos.
Propriedades toxicológicas: Nos estudos de toxicologia não se observaram indícios de potencial tóxico do extrato de Pelargonium sidoides D.C. EPs 7630 após uso agudo ou subcrônico. A substância comprovou ser extremamente bem tolerada. A experiência clínica demonstra que Kaloba® administrado nas doses indicadas não exerce atividade
toxicológica. Em um estudo de toxicidade reprodutiva em ratos não se observou efeito nocivo sobre a fertilidade e o desenvolvimento embriofetal.