Reações adversas kaosec

KAOSEC com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de KAOSEC têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com KAOSEC devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



As reações adversas estão apresentadas ao longo desta seção. Reações adversas são eventos adversos que foram considerados razoavelmente associados ao uso de cloridrato de loperamida, baseando-se na avaliação global das informações de eventos adversos disponíveis. Uma relação causal com o cloridrato de loperamida não pode ser seguramente estabelecida para casos individuais. Além disso, porque os estudos clínicos são conduzidos sob condições muito diferentes, as taxas de reações adversas observadas nos estudos clínicos do medicamento não podem ser diretamente comparadas às taxas observadas em outros estudos clínicos com outros medicamentos e podem não refletir as taxas observadas na prática clínica.

Dados de estudos clínicos
– Diarreia aguda:
A segurança do cloridrato de loperamida foi avaliada em 2755 pacientes com idade ≥ 12 anos que participaram de 26 estudos clínicos controlados e não controlados com cloridrato de loperamida usada para o tratamento de diarreia aguda. As reações adversas (ADRs) relatadas por ≥ 1% dos pacientes tratados com cloridrato de loperamida estão apresentadas na Tabela 1.

Tabela 1. Reações adversas ao medicamento relatadas por ≥1% dos pacientes tratados com cloridrato de loperamida que participaram de 26 estudos clínicos de diarreia aguda

Classe de Sistema/Órgão
Reação Adversa ao Medicamento

cloridrato de loperamida
% (N=2755)

Distúrbios do Sistema Nervoso
cefaleia

Distúrbios Gastrintestinais
constipação

flatulência

náusea

1,2

 

2,7

1,7

1,1


As reações adversas ao medicamento relatadas por < 1% dos pacientes (N=2755) tratados com cloridrato de loperamida no conjunto de dados de estudos clínicos anteriores estão apresentadas na Tabela 2.

Reações adversas ao medicamento relatadas por <1% dos pacientes tratados com cloridrato de loperamida em 26 estudos clínicos de cloridrato de loperamida para diarreia aguda

Classe de Sistema/Órgão
Reação Adversa ao Medicamento

Distúrbios do Sistema Nervoso
Tontura

Distúrbios Gastrintestinais
boca
seca
dor abdominal vômito
desconforto abdominal
dor abdominal superior
distensão abdominal

Distúrbios da Pele e do Tecido Subcutâneo
erupção cutânea

– Diarreia crônica:
A segurança do cloridrato de loperamida foi avaliada em 321 pacientes que participaram de 5 estudos clínicos controlados e não controlados com cloridrato de loperamida usado para o tratamento de diarreia crônica. Os períodos de tratamento variaram de 1 semana a 52 meses.

Tabela 3. Reações Adversas ao Medicamento relatadas por ≥1% dos pacientes tratados com cloridrato de loperamida que participaram de 5 estudos clínicos de cloridrato de loperamida para diarreia crônica

Classe de Sistema/Órgão
Reação Adversa ao Medicamento

cloridrato de loperamida %
(N=321)

Distúrbios do Sistema Nervoso
tontura 

Distúrbios Gastrintestinais
flatulência 
constipação 
náusea

 

1,2

 

2,8

2,2

1,2


As reações adversas ao medicamento relatadas por < 1% dos pacientes (N=321) tratados com cloridrato de loperamida nos estudos clínicos anteriores estão apresentados na Tabela 4.

Reações Adversas ao Medicamento relatadas por <1% dos pacientes tratados com cloridrato de loperamida em 5 estudos clínicos de cloridrato de loperamida para diarreia crônica

Classe de Sistema/Órgão
Reação Adversa ao Medicamento

Distúrbios do Sistema Nervoso
Cefaleia

Distúrbios Gastrintestinais
dor abdominal
boca seca
desconforto abdominal
dispepsia

Experiência pós-comercialização
As primeiras reações adversas identificadas durante a experiência pós-comercialização com o cloridrato de loperamida estão incluídas na Tabela 5. As frequências estão determinadas de acordo com a seguinte convenção:

Muito comum: > 1/10
Comum: >1/100 e < 1/10
Incomum: > 1/1.000 e < 1/100
Rara: > 1/10.000 e < 1/1.000
Muito rara: < 1/10.000, incluindo relatos isolados

Na Tabela 5 as reações adversas ao medicamento estão apresentadas por categoria de frequência baseada em taxas de relatos espontâneos.

Tabela 5 Reações Adversas ao Medicamento identificadas durante a experiência de póscomercialização
com cloridrato de loperamida por categoria de frequência, estimada através de taxas de
relatos espontâneos

Distúrbios do Sistema Imunológico
Muito rara

reação de hipersensibilidade, reação anafilática
(incluindo choque anafilático) e reação
anafilactoide

Distúrbios do Sistema Nervoso
Muito rara

anormalidade na coordenação, níveis diminuídos
de consciência, hipertonia, perda de consciência,
sonolência, estupor

Distúrbios Oftalmológicos
Muito rara miose  
Distúrbios Gastrointestinais
Muito rara

íleo (incluindo íleo paralítico), megacolo
(incluindo megacolo tóxicoa)

Distúrbios da Pele e do Tecido Subcutâneo
Muito rara

angioedema, erupção bolhosa (incluindo síndrome
de Stevens-Johnson, necrólise epidérmica tóxica e
eritema multiforme), prurido, urticária

Distúrbios Renais e Urinários
Muito rara retenção urinária
Distúrbios Gerais e Condições no Local da Administração
Muito rara fadiga

 


a: Veja “Advertências e Precauções
Em casos de eventos adversos, notifique ao Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária – NOTIVISA, disponível em www.anvisa.gov.br/hotsite/notivisa/index.htm, ou para a Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal.