Gravidez lisinopril

LISINOPRIL com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de LISINOPRIL têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com LISINOPRIL devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Uso na Gravidez: o uso de lisinopril durante a gravidez não é recomendado. Quando a gravidez for detectada, lisinopril deve ser interrompido o mais rápido possível. Os inibidores da ECA podem causar morbidade e mortalidade fetal e neonatal quando administrados a gestantes durante o segundo e terceiro trimestres. O uso de inibidores da ECA durante esse período foi associado com complicação fetal e neonatal incluindo hipotensão, disfunção renal, hipercalemia e/ou hipoplasia do crânio no recém-nascido. Oligohidrâmnio materno, presumivelmente representando diminuição da função renal fetal, ocorreu e pode resultar em contratura dos membros, deformações craniofaciais e desenvolvimento de pulmão hipoplástico. Essas reações adversas ao embrião e feto aparentemente não resultam da exposição intra-uterina ao inibidor da ECA limitada ao primeiro trimestre de gravidez. Caso o lisinopril seja usado durante o primeiro trimestre da gravidez, a paciente deve ser informada sobre o risco potencial para o feto. Se ocorrer a exposição deste medicamento durante o segundo ou terceiro trimestres de gravidez deve-se realizar ultra-sonografi a para avaliar o ambiente intra-amniótico. Recém-nascidos cujas mães receberam lisinopril comprimidos devem ser observados atentamente para hipotensão, oligúria e hipercalemia. O lisinopril atravessa a barreira placentária e foi removido da circulação neonatal por diálise peritoneal com algum benefício clínico e teoricamente pode ser removido por transfusão.
Lactantes: não se sabe se o lisinopril é excretado no leite humano. Como muitos medicamentos são excretados no leite, deve-se ter cuidado se lisinopril comprimidos for prescrito a lactantes.
Uso Pediátrico: a efi cácia e a segurança deste medicamento em crianças não foram estabelecidas.