Interações medicamentosas lisinopril

LISINOPRIL com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de LISINOPRIL têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com LISINOPRIL devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Diuréticos: quando um diurético é acrescentado à terapia com lisinopril comprimidos o efeito anti-hipertensivo é geralmente potencializado. Pacientes que já utilizam diuréticos e especialmente aqueles nos quais a terapia diurética tenha sido recentemente instituída podem ocasionalmente apresentar excessiva redução da pressão arterial quando lisinopril comprimidos for acrescentado. A possibilidade de hipotensão sintomática com este medicamento pode ser minimizada com a interrupção do diurético antes da introdução do tratamento com lisinopril comprimidos (vide Precauções e Posologia). Antidiabéticos: estudos epidemiológicos têm sugerido que a administração concomitante de inibidores da ECA e medicamentos antidiabéticos (insulina, agentes hipoglicemiantes orais) podem causar um aumento do efeito hipoglicemiante com risco de hipoglicemia . Este fenômeno aparece com mais frequência na primeira semana de tratamento combinado e em pacientes com insufi ciência renal.
Potássio Sérico: embora estudos clínicos demonstrem que o potássio sérico geralmente se mantém dentro dos limites normais, em alguns casos ocorreu hipercalemia. Os fatores de risco para o desenvolvimento da hipercalemia incluem insufi ciência renal, diabetes mellitus e uso concomitante de diuréticos poupadores de potássio (espironolactona, triantereno e amilorida), suplementação de potássio ou substitutos do sal de cozinha que contenham potássio. O uso destes agentes, particularmente em pacientes com comprometimento da função renal, pode levar a aumentos signifi cativos do potássio sérico. Se o uso concomitante de lisinopril comprimidos com os agentes acima mencionados for julgado apropriado, ele deve ser feito com cuidado, e o potássio sérico monitorado com frequência. Se este medicamento for administrado com um diurético espoliador de potássio a hipocalemia induzida pelo diurético pode ser amenizada. Lítio: assim como ocorre com outros medicamentos que eliminam sódio, a eliminação de lítio pode ser diminuída. Portanto, os níveis séricos de lítio devem ser cuidadosamente monitorados se sais de lítio estiverem sendo administrados.
Agentes anti-hipertensivos: quando este medicamento é utilizado concomitantemente com outros agentes anti-hipertensivos, pode ocorrer hipotensão adicional.
Outros Agentes: a indometacina pode diminuir a efi cácia anti-hipertensiva deste medicamento quando administrada concomitantemente. Em alguns pacientes com comprometimento da função renal que estão sendo tratados com anti-infl amatórios não esteroidais, a co-administração de lisinopril pode resultar em deterioração da função renal. O lisinopril comprimido tem sido usado concomitantemente com nitratos e/ou digoxina sem evidências de interações adversas clinicamente signifi cantes.