Posologia de litocit

LITOCIT com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de LITOCIT têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com LITOCIT devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



O tratamento com LITOCIT® deve ser acompanhado de uma dieta que limite a ingestão de sal e de potássio e estimule a ingestão de líquidos (o volume de urina precisa ser de pelo menos dois litros ao dia). O objetivo do tratamento e prover LITOCIT® na dosagem suficiente para restabelecer o citrato urinário (maior do que 320 mg/dia ate chegar o mais próximo possível do normal 640 mg/dia) e aumentar o pH urinário para 6,0 a 7,0.

Recomendação geral:
Em qualquer dosagem LITOCIT® deve ser administrado de preferencia nas refeições ou ate 30 minutos apos as refeições ou lanches.
Nos pacientes com hipocitraturia moderada (> 150 mg/dia de excreção de citrato urinário): LITOCIT® deve ser administrado na dose inicial de 30 mEq/dia (10 mEq três vezes ao dia). Nos pacientes com hipocitraturia severa (< 150 mg/dia de excreção de citrato urinário): LITOCIT® deve ser administrado na dose inicial de 60 mEq/dia (20 mEq três vezes ao dia ou 15 mEq quatro vezes ao dia).
E necessário monitorar na urina de 24 horas o pH e a excreção do citrato para determinar a adequação da dose inicial e avaliar a eficácia de qualquer mudança de dose. Adicionalmente o pH e a excreção do citrato devem ser monitorados a cada 4 meses.
Doses acima de 100 mEq/dia Não foram avaliadas e devem ser evitadas.
Eletrólitos séricos (sódio, potássio, cloreto e dióxido de carbono), creatinina e hemograma completo devem ser monitorados a cada 4 meses. O tratamento deve ser descontinuado no caso de hipercalemia, aumento significativo da creatinina sérica ou queda significativa do hematocrito/hemoglobina.