Reações adversas marevan

MAREVAN com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de MAREVAN têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com MAREVAN devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



As reações adversas estão relacionadas na tabela abaixo de acordo com a freqüência do CIOMS (Council for International Organizations of Medical Sciences).
Sistema Corporal Reação adversa Gastrointestinal
Comum Náusea, vômito e diarréia, flatulência, cólicas abdominais, inchaço e anorexia Incomum Úlceras da boca
Hepato-biliar Comum Pancreatite Incomum Aumento das concentrações séricas de TGO e TGP e bilirrubina. Rara Hepatite, lesões hepáticas, icterícia e lesão colestática
Nervoso Incomum Cefaléia
Imunológico Rara Anafilaxia e alergia
Nefrológico Rara Nefropatias
Dermatológico Incomum Dermatite, urticária, exantema, prurido e alopecia
Geral Incomum Letargia, fadiga Rara Tonturas, palidez, intolerância ao frio, Muito comum ≥ 10% Comum ≥ 1% e < 10% Incomum ≥ 0,1% e < 1% Rara ≥ 0,01% e < 0,1% Muito rara ≤ 0,01% astenia, perda de consciência e priapismo
Sangue Incomum Leucopenia, agranulocitose e anemia
Vascular Comum Hemotórax e sangramento nasal Rara Vasculite, parestesia, hipotensão, angina e coma Necrose dérmica nos primeiros dias de tratamento tem sido relatada com pouca freqüência e, na maioria dos casos, em mulheres idosas e obesas. O primeiro sinal é uma placa eritematosa edemaciada. A administração de vitamina K neste estágio pode prevenir o desenvolvimento de equimose e infarto. Administrada no primeiro trimestre da gravidez, a varfarina pode causar uma síndrome varfarínica fetal, caracterizada por condrodisplasia punctata (pontilhado ósseo) e anormalidades faciais e do SNC, que também podem se desenvolver após administração no segundo e terceiro trimestres. A administração à gestante, em estágios mais avançados da gravidez, está associada à hemorragia fetal e aumento da taxa de aborto. A incidência relatada da síndrome varfarínica fetal tem oscilado entre 5% e 30%.
A VARFARINA É RECONHECIDAMENTE TERATOGÊNICA.
Interferência em exames laboratoriais
Com exceção dos exames relacionados aos fatores da coagulação dependentes da vitamina K, que são deprimidos pelos anticoagulantes cumarínicos, não há referências de interferência significativa com outros exames laboratoriais.