Posologia de mesigyna

MESIGYNA com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de MESIGYNA têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com MESIGYNA devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Método de administração
Mesigyna® deve ser sempre administrado por via intramuscular profunda (de preferência na região glútea e, como alternativa, no braço).

Regime de dose
– Como usar Mesigyna®
As injeções devem ser administradas de forma extremamente lenta (veja os itens “Advertências e Precauções” e “Reações Adversas”). A solução oleosa deve ser injetada imediatamente após a preparação da seringa. É recomendável ocluir o local onde se aplicou a injeção para evitar qualquer refluxo da solução.
Início do uso de Mesigyna®

– Quando nenhum outro método contraceptivo hormonal está sendo usado
A primeira injeção deve ser administrada no primeiro dia do ciclo menstrual (primeiro dia de sangramento).

-Mudando de um contraceptivo hormonal combinado (contraceptivo oral combinado/COC), anel vaginal ou adesivo transdérmico para Mesigyna®.
De preferência, a mulher deve iniciar o uso de Mesigyna® imediatamente após a ingestão de comprimidos ativos (contendo hormônio) do COC por p elo menos sete dias ou após a ingestão do último comprimido ativo (contendo hormônio) da cartela em uso. Se estiver mudando de anel vaginal ou adesivo transdérmico, deve começar preferencialmente no dia da retirada do último anel ou adesivo do ciclo ou, no máximo, no dia previsto para a próxima aplicação.

-Mudando da minipílula, implante ou injeção (apena s progestágeno) ou SIU (Sistema Intra-Uterino) com progestágeno para Mesigyna®.
A troca do método contraceptivo pode ser feita em qualquer dia no caso da minipílula (ou no dia da retirada do implante ou SIU ou da aplicação do contraceptivo injetável usado anteriormente), mas, em todos estes casos deve ser recomendado o uso adicional de um método contraceptivo de barreira durante os primeiros sete dias após a injeção.

Abortamento de primeiro trimestre
Neste caso, pode-se iniciar o uso a qualquer momento dentro da primeira semana após o abortamento, sem necessidade de utilizar medidas contraceptivas adicionais.

Após parto ou abortamento de segundo trimestre
Para amamentação, veja o item “Gravidez e lactação”.
A injeção de Mesigyna ® deve ser administrada no período entre o 21° e o 2 8° dia após o procedimento ou na primeira menstruação do pós-parto. Quando o uso for iniciado mais tarde, deve-se aconselhar o uso adicional de um método de barreira durante os primeiros sete dias após a injeção de Mesigyna ®. Entretanto, se já tiver ocorrido relação sexual, a possibilidade de gravidez deve ser excluída antes do início do uso de Mesigyna® ou deve-se aguardar a primeira menstruação.

Manutenção das injeções posteriores
A segunda injeção, assim como as injeções posteriores devem ser administradas, independentemente do padrão do ciclo, em intervalos de 30 ± 3 dias, isto é, no mínimo 27 e no máximo 33 dias.
Transcorrendo intervalo de injeção superior a 33 dias, não se pode contar, a partir desta data, com o grau necessário de segurança contraceptiva, e a usuária deverá utilizar um método contraceptivo adicional.
Se dentro dos 30 dias posteriores à administração d e Mesigyna® não ocorrer sangramento por privação hormonal, deve-se descartar a possibilidade de gravidez por meio de teste adequado.

Instrução para preparo da seringa
Seringa com êmbolo já acoplado
-Segure firmemente o protetor da agulha com uma mão; com a outra, segure o cilindro de plástico localizado no encaixe da agulha e gire, a fim de quebrar o lacre de proteção (Figura 1);
-Remova o cilindro de plástico, expondo o encaixe da agulha (Figura 2);
-Com a seringa em posição vertical (êmbolo para baixo), retire o protetor de borracha;
-Encaixe a agulha na seringa (Figura 3);
-Retire o protetor da agulha e expulse o ar.

A esterilidade do produto só é garantida se a embalagem não tiver sofrido prévia abertura.

Incompatibilidades: não diluir com água.
Informações adicionais para populações especiais

– Crianças e adolescentes
Mesigyna® é indicado apenas para uso após a menarca.

– Pacientes idosas
Não aplicável. Mesigyna não é indicado para uso após a menopausa. – Pacientes com insuficiência hepática

Mesigyna® é contraindicado em mulheres com doença hepática grave. Veja item “Contraindicações”.

– Pacientes com insuficiência renal
Mesigyna® não foi estudada especificamente em pacientes com insuficiência renal. Dados disponíveis não sugerem alteração no tratamento desta população de pacientes.