Reações adversas mestinon

MESTINON com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de MESTINON têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com MESTINON devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



O Mestinon, bem como todos os medicamentos colinérgicos, pode apresentar repercussões funcionais indesejáveis sobre o sistema neurovegetativo. Os efeitos secundários do tipo muscarínico podem traduzir-se por náuseas, vômitos, diarreia, cólicas abdominais, aumento do peristaltismo e das secreções brônquicas, hipersalivação e ainda bradicardia e miose.
Foram ainda eventualmente relatados sintomas nicotínicos, tais como:
•Lacrimejamento, miose, diplopia, hiperemia conjuntival, espasmo de acomodação;
•Convulsões, disartria, disfonia, tontura, cefaleia, vertigem;
•Aumento de secreções tráqueo-brônquicas, laringo espasmos;
Na superdose: paralisia respiratória, muscular e central, parada respiratória, bronco espasmo e morte. Também podem ocorrer arritimias, bradicardia, bloqueio A-V, parada cardíaca.
•Fraqueza muscular, fasciculados, cãibras;
•Aumento da frequência urinária;
•Alopecia.
Como os produtos que contêm bromo, Mestinon em casos raros, pode provocar o aparecimento de erupções cutâneas que, em geral, desaparecem
rapidamente após a suspensão da medicação. Neste caso, o retorno do tratamento com Mestinon ou por qualquer outro produto que contenha bromo está formalmente contraindicado.

Em casos de eventos adversos, notifique ao Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária – NOTIVISA, disponível em http://www.anvisa.gov.br/hotsite/notivisa/index.htm, ou para a Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal.